Dúvida do Internauta

O internauta Davidson escreve com a seguinte dúvida:

Gostaria de saber porque a CRF 230F “fuma” por alguns instantes ao dar partida???
 

Bom, respondendo ao Dawidson e aos outros internautas do site:

São vários os possíveis motivos que fazem a CRF fumar quando fria. E pode ficar tranquilo que não é nada grave não, isso é normal (A não ser que continue fumando quando o motor estiver quente). Se vc for em uma concessionária Honda pode ver que mesmo a  CRF “0km” fuma um pouco quando vc a liga com motor frio.

É possível que seja pela acumulação de óleo no fundo do filtro que é queimado ao ligar o motor e em seguida desaparece.

Pode ser também pela “borra’ da gasolina que fica no carburador (quando vc desliga a moto fica um pouco de gasolina no carburador, e quando a gasolina evapora fica um pouco de borra/resíduos). E a gasolina parada apodrece também. A gasolina podre perde sua octanagem e não fornece as condições necessárias para o funcionamento normal do motor. Um motor funcionando com gasolina velha pode apresentar falta de lenta e saída de fumaça preta pelo escapamento.

Também pode ocorrer a fumaça porque fica um acúmulo de óleo no cabeçote que eventualmente passa p/ a câmara de combustão pelos retentores de válvulas. O excesso de óleo no motor também colabora p/ a fumaceira.

Porém, fique de olho, o que não pode ocorrer é fumar direto (andando e com motor aquecido).

Verifique sempre o nível de óleo do motor:
1. Apóie a motocicleta na posição vertical numa superfície plana e firme.
2. Acione o motor e deixe-o funcionar em marcha lenta por 3 a 5 minutos.
3. Desligue o motor. Após 2 a 3 minutos remova a tampa/vareta medidora do nível do óleo. Limpe-a com um pano seco e reinstale-a SEM ROSQUEAR. Remova-a novamente e verifique o nível do óleo. O nível deverá estar entre as marcas superior e inferior da vareta.
4. Se necessário, adicione o óleo recomendado, até atingir a marca de nível superior. Não abasteça excessivamente.

OBS.: Você sabia que a Honda disponibiliza um 0800 para atender você? Segundo o Manual, você deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente Honda, que tomará as providências para assegurar sua satisfação, toda vez que um problema em sua CRF não for solucionado na rede de concessionárias autorizadas.
Atendimento ao cliente: 0800 55 22 21 (Segunda a sexta-feira das 08h30 às 18h / dias úteis).

Um comentário sobre “Dúvida do Internauta

Deixe um comentário