Sobre Mim

Temporada 2009: Tetracampeão Norte Mineiro de Enduro, Campeão Invicto da Copa Motosmar e Campeão do Circuito Bicho do Mato de Enduro

Quando resolvi escrever nesse espaço fiquei muito entusiasmado com a oportunidade de poder contar para vocês sobre minhas experiências como piloto no motociclismo. Desde 1990 participo de provas de Enduro de Regularidade, mas também já participei de várias provas de velocidade, como Cross-Country, Enduro Fim, Motocross e até de um Rally dos Sertões, além de estar sempre viajando de moto. Apesar de ser bastante tempo, alguém poderia até imaginar que já enjoei, mas é muito difícil enjoar de fazer exatamente aquilo que se gosta muito.

Vou usar este espaço para contar detalhes de provas, experiências passadas, “causos”, falar de motos, preparação física (justo eu? hehe), técnicas de pilotagem, viagens, enfim, tentar passar um pouco do que experimentei nesses vários anos vivendo motos além de falar sempre do que está acontecendo no mundo off-road. Colocarei aqui resultados e matérias sobre as diversas provas que acontecem no Brasil e no mundo além de notícias e novidades sobre motos.

Gosto de escrever, já editei um jornal, lá pelos idos de 1996, o SuperAção, já tive uma coluna no Jornal Gazeta Norte Mineira, no Jornal de Notícias, e agora vou estar aqui, escrevendo e tentando passar um pouco da emoção de pilotar uma moto nas trilhas. Sei que é muito difícil explicar o prazer de pilotar uma moto, mas li um artigo um tempo atrás em que cientistas e neurologistas conseguiram finalmente explicar esta alegria de pilotar uma moto, algo que aparentemente parecia totalmente inexplicável. É tudo culpa das endorfinas. São enzimas produzidas por uma glândula e que encharca o cérebro com esta espécie de morfina natural. Quando fazemos aquilo que gostamos muito, como namorar, comer pavê de chocolate, pilotar moto ou carro, nosso cérebro recebe uma carga de endorfina e amplifica as sensações de prazer. Em outras palavras menos ortodoxas: pilotar moto dá barato!

Correr é um prazer proporcionado pelas velocidades envolvidas e pela necessidade de um extremado nível de concentração. Errar meio metro pode representar um tombaço. Mas nada supera a emoção de acelerar uma moto numa saída de curva e sentir a traseira derrapar, sob controle, ou perceber o exato momento em que a curva de torque se encontra com a curva de potência, fazendo toda aquela cavalaria empurrar o corpo para trás e a roda dianteira sair do chão. É um dos grandes prazeres da vida e muito difícil de explicar. É quase tão difícil explicar este prazer para quem nunca pilotou uma moto quanto querer explicar a felicidade de um orgasmo para quem nunca teve um.

Nas provas de fora-de-estrada o prazer é intenso. Além da velocidade, o piloto vive uma sucessão de experiências sensoriais que envolve o visual – pelas belíssimas paisagens que passamos –, e também pela expectativa do imponderável. Em um enduro nunca uma curva é igual a outra. O tipo de terreno e a aderência mudam de um metro para outro e o piloto precisa ser o mais versátil possível para passar por tudo isso sem cair em armadilhas. O grande prazer do piloto é controlar uma moto, em baixo nível de aderência, o tempo todo. Em frações de segundo é preciso prever exatamente como a moto vai reagir naquele solo que está a poucos metros diante da roda dianteira.

Por todas estas sensações, emoções, riscos e alegrias é que posso afirmar com absoluta certeza: pilotar motos, seja na estrada, na pista ou na terra, é um prazer. E mais que um prazer, é um vício.

Como disse antes, espero que neste espaço eu possa contar um pouco desse prazer e da experiência que acumulei nestes anos acompanhando o motociclismo e, claro, estar a disposição de vocês para tirar dúvidas e passar algumas orientações que possam ser úteis.

Abraços,

Janjão Santiago

16 comentários sobre “Sobre Mim

  1. Janjão , passe a todos…
    Grupo Izzo retorna ? ou muda estrategia e nome?
    Todos sabemos da derrocata do grupo izzo com motos e que quem montava as Ducati e Triumph no Brasil era a Bramont Ltda…e que agora essa Bramont esta com a distribuição da Benelli marca tambem vendida no passado pelo grupo Izzo. Pois bem seria mera coincidencia que a Bramont somente montou motos para IZZO e o antigo Diretor da Izzo que sagrou as peropercias de vender as motos alienadas estar de volta no mercado atuando na BRAMONT a frente dos negocios comerciais?
    liguem na Bramont e peçam pra falar com Diretor Comercial Carros e Moto e passaram ao Sr. ALVARO SANDRE que responde a varias açoes judiciais pois era sócio da IZZO. até me passaram o email dele asandre@bramont.com.br. se precisavam de alguem para receber as intimações oriundas das peropercias do Izzo taí o endereço Av. dos Bandeirantes , 485 vl Olimpia São paulo. passe isso aos varios clientes lesados por estes irem até lá exigir seus direitos

  2. Fala Janjão!

    Bacana o que você escreveu sobre a alegria de pilotar (no seu caso uma moto) mas no fim, são as endorfinas que agem na gente quando fazemos o que gostamos. Bom saber que você é mais um!

    ( )’s

  3. RAPAZ EM PRIMEIRO LUGAR TUDO DE BOM.
    TENTEI ADQUIRIR ESSE DVD RALLY DOS SERTOES 2009 EM TODOS OS SITES TA INDISPONIVEL. SABERIA ME INDICAR ONDE POSSO ENCONTRAR. FICARIA GRATO DEMAIS

  4. Prezado janjão, sou apaixonado por motos e, provavelmente, devo comprar uma este mês, ai gostaria de saber qual é melhor, a honda crf230 ou a yamaha ttr230??
    E entre as importadas com motor dois tempos, você poderia fazer um comparativo pra mim??

    Muito obrigado!

  5. Janjão meu amigo, o Marão não ta correndo mais? ele nao particiou da trilha do ouro? mas ele tava la? Um abraço.

  6. E aí companheiro de guerra, seu site ficou show, td o q precisávamos na nossa região, prarabéns pela iniciativa, ah…. e q trilha show essa q fizemos no fim de semana hein, uma pena q alguns defuntos deram mto trabalho, kkkkkkkk. Abços.

  7. Brincadeira mas, é bom esclarecer. Pois, muita gente se preocupa quando um piloto experiente e renomado se machuca, e surgem sempre comentarios do tipo; ïsso é perigoso” , “eu falei”,'”Cê devia parar com esta moto”. Principalmente dos medrosos e de Nossas mulheres. Janjao você derrubou nossa moral. Brincadeira amigo, melhoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s