33° Enduro dos Montes – No Rastro dos Dinossauros Sem Rumo

CArtaz Enduro dos Montes 2015 b

A história do Enduro no Brasil teve seu início em setembro de 1983, quando 400 duplas largaram da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, para a primeira edição do Enduro da Independência. Depois de pernoitarem em Barbacena e Ouro Preto, e percorrerem cerca de 800 quilômetros, os cavaleiros motorizados chegaram enfim a cidade de Belo Horizonte.

O primeiro Enduro do Brasil teve grande repercussão e a “onda off Road” se espalhou pelo pais. Uma das primeiras cidades a organizar também um enduro foi Montes Claros, ainda no ano de 1983, que em Novembro realizou seu primeiro enduro, o ENDURO DOS MONTES.

III Enduro dos Montes - 1985

III Enduro dos Montes – 1985

A prova foi realizada antes mesmo da existência do Trail Clube de Montes Claros, que foi criado, de forma oficial, apenas em 1985. Foi no dia 28 de agosto de 1985 que a Assembleia Geral de Constituição foi realizada, em uma pizzaria na cidade de Montes Claros.

E desde 1983, ano de sua criação, a prova tem sido realizada de forma ininterrupta e chega em 2015 a sua 33ª edição. Para comemorar o feito, o 33° Enduro dos Montes está sendo organizado e realizado por Mauricio Boaventura e Janjão Santiago, que completam, nesta edição do Enduro dos Montes, 30 anos e 25 anos de Enduros, respectivamente. Os dois estão responsáveis pela organização e pelo levantamento da prova.

A estreia de Maurício nas competições foi exatamente no ano de criação do TCMC, 1983, por ocasião do III Enduro dos Montes. Já Janjão teve sua estreia no VIII Enduro dos Montes, no dia 17 de Novembro de 1990.

ENDURO A MODA ANTIGA – O 33º Enduro dos Montes será realizado no dia 20 de Dezembro e além de uma prova que vai exigir bastante dos competidores, principalmente por causa das chuvas que tem caído na região, contará com uma grande festa de confraternização e a volta às origens, com um enduro a moda antiga.

A apuração de resultados será feita de forma manual, sem programas específicos de apuração, como é feito atualmente. Além disso, os PC’s (Postos de Controle) serão físicos, com fiscais fazendo as anotações manuais. Os fiscais escolhidos para registrar a passagem dos pilotos serão da velha guarda, com o pessoal que fez parte da história do Enduro na região.

IV Enduro dos Montes - 1986

IV Enduro dos Montes – 1986

Dividida em três partes, com dois neutralizados, terá também inversão em sua ordem de largada: primeiro largam os pilotos da categoria Novatos, depois os pilotos da Junior e por último os pilotos da Categoria Sênior.

Será premiado também a melhor dupla da prova: dois pilotos, de categorias distintas (um Sênior e um Novato, ou um Sênior e um Júnior ou um Junior e um Novato) devem compor a dupla, que terá seus pontos perdidos somados. A dupla que perder menos pontos vence o desafio.

O 33º Enduro dos Montes tem patrocínio da Antares Motos/Honda, Edgers Racing e Cannal Motos, com apoio da Revista Pró Moto, programa Camisa 12/TV Geraes e Supertrilha. A realização é do Trail Clube do Norte de Minas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s