Desde que a KTM voltou a atuar no Brasil, e agora de forma oficial, sempre esteve comprometida com as competições, como acontece em todo o mundo onde a marca atua. As competições estão no DNA da marca e o resultado disso é que em 2015 a KTM conquistou a maioria dos títulos que disputou no país com pilotos patrocinados pelas suas concessionárias: a Orange BH KTM Racing e a Equipe Sacramento KTM.
No Campeonato Brasileiro de Enduro FIM, foi campeã em 4 das 7 categorias, além de ocupar as cinco primeiras colocações na classificação Geral. Já no Regularidade, venceu o Enduro da Independência e o Ibitipoca OFF Road, duas das principais provas do Brasil.
Agora a ORANGE BH surpreende novamente e anuncia a criação do Orange BH Enduro Series 2016, um campeonato com 12 etapas e cinco provas. E para essa primeira edição, foram escolhidas cinco das principais provas do Brasil: o Diamante aos Cristais (Diamantina-Curvelo/MG), o Enduro dos Ipês (Lavras/MG), o Enduro da Polenta (Venda Nova do Imigrante/ES), o Ibitipoca Off Road (Juiz de Fora/MG), e o Enduro da Independência, maior enduro de Regularidade do Mundo, com quatro dias.
PREMIAÇÃO
A concessionária Orange BH já anunciou que para esta primeira edição do Orange BH Enduro Series vai disponibilizar duas motocicletas KTM Duke 200cc para premiação. O regulamento ainda está sendo formatado, mas o mais indicado é que o campeão da categoria Master, a categoria principal, seja contemplado com uma moto zero. Ainda não ficou decidido quem levará a outra moto. Provavelmente será sorteada entre os pilotos que participarem de todas as provas ou sorteada entre os campeões das outras categorias.
Além das duas motos zero km a Orange BH está viabilizando junto a parceiros produtos para serem sorteados e distribuídos entre os participantes.
ETAPAS
O Enduro dos Diamantes aos Cristais abre a temporada do Orange BH Enduro Series, no mês de abril (30/4 e 1°/5). A prova, realizada pelo Trail Clube de Minas Gerais, larga da histórica cidade de Diamantina, terra de JK e das serestas, com destino a cidade de Curvelo, onde está sendo construído o Circuito dos Cristais, o primeiro Autódromo Internacional de Minas Gerais. Em dois dias de prova, substitui o Enduro do Ouro ao Diamante, que largava de Ouro Preto e terminava em Diamantina, mas mantém o mesmo padrão de excelência nas trilhas e no padrão técnico. A prova será válida também pelo Campeonato Mineiro de Enduro.
O Polenta Off Road é a segunda prova do Orange BH Enduro Series, nos dias 21 e 22 de maio, na cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. O Enduro, que terá em 2016 a sua 28ª edição, é uma das mais tradicionais provas do país e vale também pelo Campeonato Brasileiro e Campeonato Capixaba. Em 2015 contou com cerca de 400 participantes nas motos, bikes e quadriciclos. Realizado pelo Trail Clube Mata Atlântica, conta sempre com a presença dos melhores pilotos do Brasil. A largada e chegada da prova acontece no Polentão, com uma grande estrutura e com eventos tradicionais da região, como danças típicas e o Tombo da Polenta, além de vários stands e quiosques de comidas e bebidas.
O Enduro dos Ipês, que acontece na cidade de Lavras/MG, é considerado uma das melhores e mais técnicas provas do país. É uma prova pensada nos mínimos detalhes desde o começo, com planilhas precisas, médias justas e trilhas pra ficar na memória de qualquer piloto. Uma prova que não pode ficar de fora do currículo dos bons pilotos e que esse ano faz parte do Campeonato Brasileiro de Enduro, além de também ser válida pelo Campeonato Mineiro e Copa Sul Mineira. A região tem muita trilha, com bastante morro e muitas pedras. Lucio Ribeiro, o organizador da prova, realiza percursos diferentes de acordo com a categoria e o grau de experiência de cada uma, em uma prova onde todos possam terminar, mas onde os pilotos são medidos a cada instante, tanto na habilidade sobre duas rodas, como pela atenção ao roteiro e navegação. A prova acontece nos dias 18 e 19 de junho.
O Ibitipoca Off Road é a terceira prova do Orange BH Enduro Series 2016 e será válida pelas 5ª e 6ª etapas, além de valer ainda pelo Campeonato Mineiro e Copa Estrada Real de Enduro. Marcada para os dias 5 e 6 de agosto, é considerada por muitos como a melhor prova de Enduro do país e com largada em Juiz de Fora, tem pernoite na exótica vila de Conceição de Ibitipoca, não sem antes passar por trilhas de tirar o fôlego, seja pelo alto nível ou pelos belos visuais. O Ibitipoca Off Road é impressionante em todos os sentidos, pelo alto nível das trilhas, pela cenografia e pelo clima. Por isso mesmo esgota as inscrições em todas as suas edições, batendo recordes de pilotos e sempre realizando um evento de destaque.
O Enduro da Independência dispensa apresentações. A maior prova de Enduro de Regularidade do Mundo é o sonho de todo piloto e a mais disputada prova do país. Em 2015 foram 32 pilotos na categoria Master, a principal, lutando pela vitória. Em 2016 essa briga vai ser ainda mais acirrada, já que a prova vale como etapas finais do Orange BH Enduro Series. É no Enduro da Independência que iremos conhecer os primeiros campeões da primeira edição do campeonato realizado pela concessionária KTM de Belo Horizonte. O Enduro da Independência acontece entre os dias 4 a 7 de setembro.
Meus parabéns à Orange BH pelo incentivo ao esporte.
Primeiro com uma equipe de primeira de qualidade, e agora com um grande incentivo a todos os participantes e provas.
Que sirva de exemplo para outras empresas. São atitudes deste gênero que nosso amado esporte necessita.
Meus parabéns!
Daniel Gonçalves