Brasileiro de Enduro tem novo capítulo com o Polenta Off Road, de 28 a 31 de Maio

11096714_480984025400145_7141214430795833502_n

15628447236_7001f51d77_bA  27ª edição do Enduro da Polenta – válido pelo Campeonato Brasileiro de Enduro Regularidade – será realizada entre os dias 28 e 31 de maio, em  Venda Nova do Imigrante, cidade que integra a turística Região das Montanhas do Espírito Santo. A organização espera a participação de cerca de 150 competidores, em trilhas que vão explorar percursos no entorno de Venda Nova, como a região do Alto Caxixe e Forno Grande, e no município de Conceição do Castelo.

No sábado (28), primeiro dia de prova, depois da largada promocional e a abertura oficial na Praça do Esmig, às 8 horas, o primeiro piloto larga em direção às melhores trilhas da região. Serão 40 quilômetros até o município vizinho de Conceição do Castelo, onde acontecerá o primeiro neutro do dia. Em seguida os pilotos rodarão mais 70 quilômetros, fazendo o segundo neutro também na mesma localidade. O percurso de retorno será de 40 quilômetros, somando 140 no dia, com cerca de 6 horas e 30 minutos de prova.

Carlos Minet é o Diretor de Prova

Carlos Minet é o Diretor de Prova

De acordo com Carlos Minet, presidente do Trail Clube Mata Atlântica- TCMA, organizador do Polenta Off Road, neste primeiro dia o percurso será marcado por trilhas travadas, apesar de alguns estradões e vias carreadoras de café. “Serão muitos trechos em mata fechada, o que exige muito da parte física. Neste dia o piloto vai conseguir andar no máximo de 28 a 30 quilômetros por hora. São trilhas travadas, com muitas subidas e descidas, onde em trechos mais estreitos o guidão da motocicleta chega a esbarrar nos galhos e troncos”.

A largada da prova de domingo será também às 8 da manhã. Os pilotos vão rodar 65 quilômetros até chegar ao Alto Caxixe e fazer um neutro. Depois eles rodam mais 60 quilômetros até retornar a Venda Nova. Minet disse que neste dia grande parte do percurso será entre plantações de eucalipto, onde as trilhas serão menos travadas e os pilotos poderão desenvolver velocidades de 30 a 45 quilômetros/por hora, numa média de tempo de 5 horas e 30 minutos para cumprir os 125 quilômetros do dia. Em algumas localidades da região os competidores chegarão a pilotar a 1.300 metros de altitude, possibilitando vislumbrar paisagens únicas. Além da diversidade de trilhas, outras características diferenciam o Enduro da Polenta de outros pelo Brasil afora. E uma característica marcante é a baixa temperatura que os pilotos enfrentarão durante a prova.

Logo no horário da largada, já se chegou a registrar 12 graus, sendo que ainda é mais frio na hora que os pilotos precisam levantar para se preparar para a competição. Tanto a organização geral do evento, que traz no seu currículo 27 anos de experiência, quanto as características geográficas e culturais de Venda Nova têm se tornado  grandes atrativos para os pilotos. “Também não podemos deixar de ressaltar que a parte técnica do evento é fundamental para cativar os competidores”., afirma Carlinhos Minet, que explica que a planilha deve estar sem erro e ser de fácil entendimento, onde o piloto olhe e logo identifique os pontos de referência. “O percurso também deve mesclar trilhas travadas e soltas e não se pode errar na média de tempo do piloto entre um ponto de controle e outro, que deve ser compatível com a realidade. Também precisamos proporcionar neutros em locais adequados, onde os pilotos têm acesso a posto de combustível, local de lanche, dentre outras necessidades”.

15031418214_fbc100b83d_bCategorias

Além das categorias Máster, Sênior, Over 40, Over 50, Júnior e Novato, o TCMA criou mais algumas categorias para incentivar outros competidores, como é o caso das categorias dupla e regional, sendo que esta segunda abriga as categorias turismo e feminino.

Na categoria duplas, os pilotos largam juntos com duas planilhas iguais para cada um, ambos com navegadores e GPS. Para apuração do resultado, vale o registro do pior resultado entre os pilotos da dupla. Esse resultado não vale para o Campeonato Brasileiro, só para o Capixaba de Enduro de Regularidade.

Os resultados dos pilotos da Categoria Regional também só valem para o Capixaba. Dentro desta categorias estão abrigadas as categorias turismo (criada em 2009 ) e a feminina. Estas só valem para a competição local.

Informações sobre as inscrições estão no site: www.endurodapolenta.com.br.

Programação Polenta Off Road – Venda Nova do Imigrante / ES- 28 a 31 de maio de 2015

15466195577_b6dfa907d2_bDia 28 – Quinta – Pizzaria Monte Grappa
20h – Sorteio de Largada – 27º Enduro da Polenta / Rally 4×4 / Quadriciclos

Dia 29 – Sexta – Centro de Eventos Padre Cleto Caliman
18h – Entrega de material, vistoria técnica e adesivagem (Enduro e Quadriciclo)

Dia 30 – Sábado – Local: Posto Esmig
08h30 – Largada Promocional (obrigatório)
09h – Largada 27º Enduro Nacional da Polenta
09h30 – Largada Quadriciclos
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman:
18h30 – Entrega de resultados do Enduro e Quadri
19h30 – Premiação dos Quadri
19h30 – Polenta Móvel
20h – Tombo da Polenta
21h – Show com a Banda Mustache

Dia 31 – Domingo – Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman
08h – Largada 27º Enduro Nacional da Polenta
08h – Largada Rally 4×4
09h – Largada Bike MTB 60
14h – Chegada dos competidores
15h – Polenta Móvel
15h30 – Entrega de resultados e premiações
18h – Show de encerramento com a Banda Mustache

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s