XVII Etel – Abertura da Copa Sul-mineira de Enduro

Etel 003b

Etel 002O estado de Minas Gerais, até por sua enorme extensão territorial, tem um grande número de Copas Regionais. No último dia 8 de fevereiro, teve início o Campeonato Mineiro, junto com a Copa Estrada Real, que é realizada na Zona da Mata (região sudoeste/de Juiz de Fora). Em Março terá início o Campeonato Norte Mineiro (região norte de Minas/Montes Claros) e a Copa do Cerrado (região oeste do estado/Triângulo Mineiro). E no último final de semana teve início a Copa Sul Mineira com o XVII ETEL, o Enduro das Montanhas, em Luminárias. A cidade é famosa pelo grande número e pelo alto nível das trilhas, além de belíssimas paisagens e muitas cachoeiras.

Antes da Copa ter início o organizador Saulo Silva, um dos mais experientes do país, sempre realiza um curso de navegação e roteiro de alto nível, como todos os eventos que tem o padrão “Silva Racing”. A realização de tais cursos sempre é benéfica e um grande número de novos pilotos podem ser visto, com a renovação do esporte garantida.

Etel 004A prova é tradicional e cuidadosamente planejada. Basta dizer que foram três trajetos diferentes, de acordo com o nível das categorias. A Master e a Sênior, por exemplo, tiveram que encarar a temida Trilha do Serrote, inédita e com um alto grau de dificuldade, testando habilidade e preparo físico dos pilotos. No Morro do Mirante, no final da prova, as câmeras dos fotógrafos e os celulares do público puderam registrar todo o sucesso deste XVIII ETEL, o Enduro nas Montanhas, em Luminárias,

Um dos detalhes das provas de Luminárias é que um grande número de pessoas sempre vai para as trilhas para acompanhar de perto os pilotos em ação. E dessa vez não foi diferente, a prova teve muitos locais bons para o grande público acompanhar, e uma pequena multidão poderia ser vista em alguns pontos de maior dificuldade da prova, fazendo a alegria do pessoal sempre que algum piloto dava alguma roiada.

Foram cerca de 100 kms e foi percorrida em cerca de cinco horas, com médias compatíveis, até um pouco mais tranquilas no início e apertando mais no final. Enfim, uma prova que acertou em cheio e agradou todos os pilotos. E além de uma excelente prova, marca registrada do organizador Saulo Silva, a prova ainda contou com uma grande festa para os pilotos.

Etel 001bNa categoria Master o vencedor foi o piloto Álvaro Amarante que, apesar de vir da recuperação de uma lesão, subiu no mais alto degrau do pódio. Em segundo ficou Mário Vignate e na terceira colocação Lúcio Ribeiro. Na Sênior, vitória do piloto Alex Nunes, o Divininho, com Fábio Coelho Amaral em segundo e Thiago Fonseca na terceira colocação. A Over 40 teve vitória do paulista Rodrigo Zuccon, com Ângelo Monteiro na segunda colocação e Edson Castro Maciel em terceiro. Na categoria Júnior quem venceu foi o piloto Hetory Prosperi, com Reginaldo Barbosa Fernandes em segundo e Elder Neder dos Santos na terceira colocação. A categoria Over 50 teve vitória de José Eduardo Campos, com Aloysio Magalhães Junior na segunda colocação e João Caçamba na terceira colocação. Na Novatos, vitória de Wemerson Vitor, com Euler Vanzela em segundo e Francisco Marchetti em terceiro.

Os pilotos foram unânimes em elogiar o alto nível da organização e as trilhas escolhidas. E o fato de ter sido mais uma vez o sucesso que foi, só faz com que fiquem ainda mais ansiosos para as próximas etapas da Copa, que tem que manter também o alto nível. Por isso a Copa é sempre tão disputada e celeiro de grandes pilotos. A etapa de São Tomé das Letras (paraíso das trilhas e das pedras) que acontece em setembro, também será organizada por Saulo, que promete manter o mesmo padrão Silva Racing.

Confira os resultados completos:
Resultado_ProvaUnica_ETEL
Resultado_duas etapas ETEL
Tabelao_Pontos perdidos por piloto_ETEL

A Copa Sul-mineira terá a próxima etapa na cidade de Campos Gerais, no dia 22 de Março. depois, passará ainda por Pouso Alegre (19/04), Lavras, junto com Campeonato Mineiro (23-24/05), Socorro/SP (21/06), Santa Rita do Sapucai (19/07), Lambari (23/08), São Tomé das Letras (18/09) e o encerramento em Carmo do Rio Claro, dia 7 de Novembro. Maiores informações pelo site www.copaamsm.com.br.

Fotos: Divulgação/Facebook

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s