Pilotos Brasileiros se preparam para o Mundial de SuperEnduro

Sequence 01.Still035Está chegando a hora do Mundial de SuperEnduro no Brasil. A etapa brasileira acontecerá no dia 28 de Fevereiro e será a penúltima do campeonato. Depois de experimentarem a modalidade pela primeira vez no ano passado, ainda que tenham conseguido bons resultados, os brasileiros estão se preparando melhor para enfrentar as disputas deste ano.

Mundial de SuperEnduro 2014 - Crédito: Janjão Santiago

Mundial de SuperEnduro 2014 – Crédito: Janjão Santiago

As baterias válidas pelo mundial no Brasil são apenas duas, Prestige e Júnior. Em 2014, o mineiro Julio Cesar Ferreira foi o melhor colocado na Prestige, disputando a prova com Taddy Blazusiak, David Knight e Jonny Walker, dentre outros. Já na categoria Júnior, para pilotos até 23 anos, os brasileiros Vinícius Calafati e Breno Felner subiram ao pódio em segundo e terceiro, respectivamente.

A demanda dos pilotos brasileiros foi tão grande que os organizadores abriram uma categoria apenas para os brasileiros, a categoria Nacional. Nesta categoria o melhor colocado foi o capixaba Felipe Carlette, seguido pelo mineiro Gabriel Badaró e o paulista Júlio César Zavatti, o Bissinho.

Os pilotos brasileiros que disputaram a prova sofreram com a falta de experiência na modalidade, que exige muito do preparo e da habilidade. Muitos sequer participaram das baterias finais, depois de ter problemas nos treinos.

Preparação para 2015

Depois das dificuldades enfrentadas na prova do ano passado, os brasileiros já estão treinando de forma intensa para a edição deste ano. Um dos pilotos que vem se dedicando exaustivamente na modalidade é o capixaba Felipe Carlette, que quer repetir a vitória de 2014. Ele construiu uma pista específica para os treinos e tem uma rotina de treinos intercalada com a preparação física.

Vencedor da Categoria Nacional em 2014, Carlette treina para repetir o feito - Crédito: Arquivo Pessoal/Facebook

Vencedor da Categoria Nacional em 2014, Carlette treina para repetir o feito – Crédito: Arquivo Pessoal/Facebook

“Tento adequar a minha rotina de treinos a minha atividade profissional. Como trabalho de segunda a sábado, aproveito o horário de verão para andar pelo menos uma vez na semana. Aos finais de semana também eu sempre treino. Tenho intercalado os treinos com atividades físicas e faço pilates personal duas vezes na semana. Mas antes de pensar em um bom resultado, minha maior expectativa é poder me divertir fazendo o que gosto. Vou tentar colocar em prática o que venho treinando, a experiência da participação no ano passado conta muito e os treinos tem dado ótimo resultado. Estou muito feliz por poder disputar novamente o titulo da categoria Nacional” – diz o capixaba.

A lista com os nomes dos pilotos brasileiros que competirão na prova será concluída no dia 10 de fevereiro, mas alguns nomes já estão confirmados e aguardam com ansiedade a etapa de 2015. Apesar de competirem em outras modalidades, principalmente o Enduro, outros pilotos além de Carlette irão representar o país na competição, caso dos mineiros Rômulo Bottrel, Gabriel Badaró e Ronald Santi, que também participaram da edição passada.

De acordo com Badaró, segundo na categoria Nacional em 2014, a proximidade com o público foi o que mais lhe chamou a atenção.

Badaró foi vice-campeão em 2014 - Crédito: Janjão Santiago

Badaró foi vice-campeão em 2014 – Crédito: Janjão Santiago

“Mesmo com a adrenalina da competição é possível perceber as reações do público e sentir sua vibração de tão próximos que ficamos. A modalidade é mais difícil do que parece. Transpor os obstáculos não é o problema, mas sim fazer isso no limite durante os 6 minutos”, afirmou o mineiro vice-campeão de 2014.

Para Ronald Santi, que compete na categoria Júnior, o preparo físico é essencial para um bom desempenho na prova.

O mineiro Ronald Santi se prepara para encarar o Mundial pela segunda vez - Crédito: Marcelo André/ Y.Sports

O mineiro Ronald Santi se prepara para encarar o Mundial pela segunda vez – Crédito: Marcelo André/ Y.Sports

“Foi uma experiência incrível participar da primeira etapa realizada no Brasil. Aprendi muito sobre a modalidade e estou me preparando mais. Acredito que minha parte física evoluiu bastante, espero melhorar nesta segunda participação no mundial”, disse Ronald.

Já o piloto Rômulo Bottrel, que tem no currículo os títulos de Campeão Brasileiro de Cross Country, Campeão da Copa EFX e Campeão Brasileiro de Enduro, está fazendo sua pré-temporada em Portugal e retorna ao Brasil a tempo de disputar a abertura da Copa EDX, dia 22, e a etapa do Mundial de SuperEnduro no final de semana seguinte, dia 28. Segundo Bottrel, que corre na categoria principal, a Prestige, é muito importante o contato com novas modalidades para o desenvolvimento técnico dos pilotos locais

Rômulo Bottrel faz pré-temporada em Portugal - Crédito Janjão Santiago

Rômulo Bottrel faz pré-temporada em Portugal – Crédito Janjão Santiago

“Não tenho uma preparação específica para essa prova, pois meu foco é o Campeonato Brasileiro de Enduro. Acredito que fazer a pré-temporada na Europa e participar do SuperEnduro novamente são experiências importantes para o meu desempenho na disputa pelo título Brasileiro”, disse Bottrel.

Para o público, as vendas do 2º lote de ingressos estão sendo efetuadas diretamente no site do evento: www.mundialdesuperenduro.com.br. Estudantes e idosos pagam meia. Pilotos filiados a FMEMG tem 30% de desconto. A expectativa é que cerca de 12 mil pessoas de todo o Brasil compareçam para curtir de perto o evento. Mais informações podem ser obtidas também através dos telefones: (31) 3284-6006 ou 9973-1916.

O Mundial de Super Enduro no Brasil tem a Supervisão da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais (FMEMG). Promoção Y.Sports e BEMC – Brasil Esporte Motor Clube. Realização da ABC Communications e organização da Quanta Sports.

Confira o vídeo do treinamento do capixaba Felipe Carlete:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s