Dakar 2015 – 7ª etapa – Maratona: Coma encosta, Barreda com problemas!

Barreda largou com mais de 12 minutos de vantagem. Mas diferença despencou.  - Crédito: Divulgação Honda/VIPCOMM

Barreda largou com mais de 12 minutos de vantagem. Mas diferença despencou. – Crédito: Divulgação Honda/VIPCOMM

Depois de largar do Chile e percorrer 392 kms de deslocamento e mais 321 kms de especial, aconteceu neste domingo a primeira parte da etapa maratona, onde os pilotos não podem ter assistência das equipes na manutenção dos veículos. A sétima especial culminou na chegada da categoria à Uyuni, na Bolívia, e trouxe mais emoção na disputa pelo título. Enquanto o português Paulo Gonçalves venceu e o espanhol Marc Coma garantiu o segundo lugar, o líder Joan Barreda, também da Espanha, terminou apenas em 12º e viu sua vantagem no acumulado despencar.

Barreda partiu o guidão em uma queda - Crédito: Divulgação Honda/VIPCOMM

Barreda partiu o guidão em uma queda

O dia foi conturbado no Dakar. O líder Barreda, da Honda, caiu e quase compromete seu resultado, perdendo boa parte da vantagem conquistada até aqui. O espanhol largou 2 minutos à frente de seu compatriota e principal oponente ao título, Marc Coma, da KTM. Tudo ia bem e em certa parte da especial Coma chegou em Barreda, que utilizou a mesma estratégia dos dias anteriores: resolveu andar junto do piloto da KTM. O problema é que, faltando 120 kms pro final da especial, Barreda tomou uma queda e partiu seu guidão. Mesmo assim, pilotando no limite, ainda conseguiu terminar a especial com apenas metade do guidão e perdeu somente mais 4 minutos em relação a Coma. Com isso, a diferença no geral caiu de mais de 12 minutos para apenas 6m28s.

O problema é que Marc Coma nem pode comemorar o resultado, já que a vitória na especial ficou com Paulo Gonçalves, que está logo atrás dele na geral. A vantagem de Coma para Gonçalves é de apenas 4m31s.

Vivendo altos e baixos, o austríaco Matthias Walkner, da KTM, voltou a figurar no Top 5 com a terceira posição, 30 segundos atrás do vencedor luso. O chileno Pablo Quintanilla segue em ritmo forte e completou em quarto, 1min32 atrás de Gonçalves. Já o brasileiro Jean Azevedo terminou a especial apenas em 31º. O piloto da Honda South America Rally Team é o 28º na classificação geral..

honda15dakarbarreda_honda_090120150040“O dia foi pesado. Por volta do km 200, em um local cheio de lama, reduzi a velocidade em uma área apontada como perigosa, a moto deslizou e eu caí. Com isso, o guidão quebrou e eu tive que encarar os 120 kms finais apenas com a mão direita. Agora, vou ter que resolver o problema com meus companheiros de equipe, já que não teremos apoio de mecânicos”, ressalta Barreda.

Jean Azevedo finalizou a especial em 31º. O piloto brasileiro é o 27º na classificação geral. “Cheguei bem no acampamento na Bolívia. Como estamos na maratona, é muito importante fazer uma corrida com a cabeça fria para poupar equipamento”, explica Jean.

Oitava etapa
A breve passagem do Dakar na Bolívia termina nesta segunda-feira (12) com a segunda parte da maratona e com o Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo, na rota. Serão 808 quilômetros de percurso total, sendo 784 km de trechos cronometrados, até o retorno da competição ao Chile.

Resultados (extraoficiais) – 7ª etapa do Dakar
1º Paulo Gonçalves (POR) #7 (Honda) 3h56min00s
2º Marc Coma (ESP) #1 (KTM) +14s
3º Matthias Walkner (AUT) #27 (KTM) +30s
4º Pablo Quintanilla (CHI) #31 (KTM) +1min32s
5º Toby Price (AUS) #26 (KTM) +1min49s
31º Jean Azevedo (BRA) #24 (Honda) +21min47s

Resultados (extraoficiais) – Classificação geral do Dakar após sete etapas
1º Joan Barreda (ESP) #2 (Honda) 25h40min48s
2º Marc Coma (ESP) #1 (KTM) +6min28s
3º Paulo Gonçalves (POR) #7 (Honda) +10min59s
4º Pablo Quintanilla (CHI) #31 (KTM) +25min16s
5º Toby Price (AUS) #26 (KTM) +29min20s
27º Jean Azevedo (BRA) #24 (Honda) +3h27min10s

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s