Dakar 2015: Barreda ou Coma? Honda ou KTM?

Coma face KTM 003A batalha entre os espanhóis Joan Barreda Bort, da Honda, e Marc Coma, da KTM, promete ser duríssima. Barreda tem pouco mais de dez minutos de vantagem, mais isso em uma prova como o Dakar, que ainda nem chegou à sua metade, não é praticamente nada.

Barreda lidera com mais de dez minutos

Barreda lidera com mais de dez minutos

Ainda que não tenha a experiência de Marc Coma, tetracampeão do Dakar, Barreda tem sido bastante astuto nessa batalha. Depois de abrir mais dois minutos nesta quarta-feira entre Chilecito e Copiapó, quando encostou em Coma e fez todo o percurso junto do piloto da KTM, o piloto da Honda largou nesta quinta com a difícil missão de abrir a prova, com Coma logo atrás dele. Porém, durou apenas 30 kms essa situação, já que Barreda optou por ceder a posição ao piloto da KTM e a obrigação de abrir caminho. Uma estratégia que deu certo, pois Coma descontou apenas dois minutos e permanece ainda mais de dez atrás de Barreda na classificação geral. Barreda ainda tem uma bela vantagem em mãos. Coma porém sabe que ainda tem muita corrida pela frente e espera a etapa maratona para dar o bote.

Confira o que falaram os pilotos após a 5ª etapa:

BARREDA: “Estas etapas são esgotantes, duríssimas! E ainda, pela posição na Classificação Geral, Marc Coma está andando muito forte. Etapas como a de hoje não são fáceis, são tremendamente complicadas. Tem que se ter muita concentração para evitar as quedas. Minha moto teve problemas de potência assim que parei. Esta noite analisaremos tudo em detalhes e avaliaremos o sistema de injeção. Os 10 minutos de vantagem que tenho não são nada se eu tiver o menor problema, ainda mais levando em conta que temos muita corrida pela frente. Amanhã (hoje) sairei atrás de Marc e não tenho dúvidas de que devo atacar, assim a etapa promete ser dura…”

Coma face KTM 004COMA: “Foi uma etapa longa e muito dura, havia muito fesh-fesh com  muitas pedras dentro, escondidas. Assumi a dianteira no km 30 e nos 430 kms restantes continuei na frente, abrindo a prova, tentando impor um bom ritmo, mas sem assumir muitos riscos. Mudar a situação vai ser muito difícil, mas não vou deixar de tentar. Temos ainda muita corrida pela frente e duas etapas maratona. Tudo é possível ainda. Minha intenção é atacar a cada dia. É evidente que Joan Barreda está fazendo uma grande prova, algo que não me surpreende, pela experiência que adquiriu.Porém pretendo deixar as coisas difíceis, ele terá que suar bastante a camisa, isso é o que espero.”

Sexta etapa

Os participantes subirão nesta sexta-feira (9) à Costa do Pacífico até desembarcarem em Iquique, ainda no Chile. Os competidores das motos terão um percurso de 688 km, sendo 319 km de trechos cronometrados.

Faltam oito etapas do Dakar 2015, incluindo duas maratonas, nas quais os competidores não podem ter assistência externa na manutenção dos equipamentos. No próximo sábado (10), os pilotos das motos terão o esperado dia de descanso em Iquique, no Chile.

Resultados (extraoficiais) – 5ª etapa do Dakar – Motos
1º Marc Coma (ESP) #1 – 4h38min16s
2º Joan Barreda (ESP) #2 +2min16s
3º Pablo Quintanilla (CHI) #31 +2min40s
4º Stefan Svitko (SVK) #18 +3min54s
5º Paulo Gonçalves (POR) #7 +4min37s
6º Helder Rodrigues (POR) #5 +6min35s
7º Jeremías Israel (CHI) #12 +7min10s
37º Jean Azevedo (BRA) #24 +51min31s

Resultados (extraoficiais) – Classificação geral do Dakar após cinco etapas – Motos
1º Joan Barreda (ESP) #2 – 17h51min05s
2º Marc Coma (ESP) #1 +10min33s
3º Paulo Gonçalves (POR) #7 +22min50s
4º Pablo Quintanilla (CHI) #31 +31min06s
5º Jordi Viladoms (ESP) #4 +36min23s
28º Jean Azevedo (BRA) #24 +2h37min37s

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s