Planejamento e respeito: Brasileiro de Enduro FIM tem calendário 2015 divulgado

Clique para Ampliar

Clique para Ampliar

Os pilotos e equipes que disputam o Brasileiro de Enduro FIM já podem se programar para 2015. A Diretoria de Enduro já divulgou o seu calendário para a próxima temporada, que terá, inclusive, uma etapa do Mundial da modalidade em terras brasileiras.

Parque Fechado - Aracruz/ES

Parque Fechado – Aracruz/ES

Essa é mais uma demonstração da seriedade e comprometimento da Diretoria de Enduro FIM. Com calendário divulgado ao final do ano, os pilotos e equipes podem se programar. Na última prova da temporada acontece uma reunião entre a Diretoria, organizadores de provas, pilotos e equipes e é onde acontecem as sugestões e é discutido o regulamento para a próxima temporada. Ao atuar de forma planejada e democrática, mostra respeito e vontade de acertar e crescer sempre. Esse talvez seja o maior fator de sucesso da modalidade que mais cresce no país.

A primeira prova será em Ibiraci/MG, mesmo local da abertura da atual temporada, e acontecerá nos dias 14 e 15 de Março. A prova deste ano foi bastante exigente e muito elogiada pelos pilotos. Pela localização, deve contar novamente com um grande número de pilotos. Em 2014 cerca de 150 pilotos participaram da prova. A cidade fica no sudoeste de Minas, próximo a divisa de estado com São Paulo e a cidades como Franca e Ribeirão Preto.

Mauricio Brandão 1

Mauricio Brandão – Diretor de Enduro da CBM

“A prova de Ibiraci foi digna de uma abertura de Campeonato. A grande quantidade de pilotos mais uma vez chamou a atenção e as trilhas da Serra da Canastra novamente exigiram técnica e preparo físico dos pilotos”, comentou o diretor de Enduro FIM da CBM, Maurício Brandão.

A principal mudança no calendário será logo na segunda prova. Acostumada a encerrar o Campeonato, a cidade de Patrocínio receberá a caravana do Enduro nos dias 11 e 12 de Abril, e será válida também pelo Campeonato Mundial da modalidade. Os melhores pilotos do mundo aterrisarão em Minas Gerais para acelerarem nas pedras da Serra do Cristo, pela região da Boa Vista, Boqueirão e pela borda da cratera de um vulcão extinto. As trilhas de Patrocínio são famosas e bastante exigentes. E será a oportunidade dos pilotos brasileiros medirem força, em casa, com os gringos. Muita gente de todo o Brasil deve comparecer também para assistir as disputas.

Biguaçu, em Santa Catarina, será a terceira prova do Campeonato. Em 2014 a prova aconteceu com terreno bastante escorregadio, já que choveu bastante antes da prova. Apesar do sol no final de semana, as especiais estavam bastante molhadas. Além de muita técnica, os pilotos precisaram de muito preparo físico para completar os dois dias de prova.

Parque Fechado - Aracruz/ES

Parque Fechado – Aracruz/ES

A terceira prova será em terras capixabas, com a 3ª edição do Enduro de Aracruz. Esse ano a prova teve um excelente nível e foi bastante elogiada, tanto pelo nível de organização e como também pelo percurso escolhido. O Parque Fechado e o Cross Teste foram dentro do Parque de Exposições e acompanhado por um bom número de pessoas. Para 2015 os membros do Trail Clube Tribo da Trilha, organizador do enduro, já estão trabalhando na prova e prometem um evento ainda maior. A prova de Aracruz acontece nos dias 28 e 29 de Junho.

“Os organizadores estão trabalhando duro para que as provas cheguem a esse nível fantástico de organização. A prova de Aracruz é um exemplo disso”  disse Maurício Brandão, que não só acompanhou de perto como andou por todo o percurso do enduro abrindo a prova.

A quarta prova da temporada acontece no estado do Paraná, nos dias 25 e 26 de Julho. O local ainda não foi definido. Em 2014 a prova aconteceu na cidade de Ponta Grossa, onde os pilotos tiveram que encarar frio e geada ao amanhecer. Mas a prova aconteceu sob sol e um clima perfeito para que os pilotos pudessem acelerar pelas especiais. No Centro Agropecuário foram montadas arquibancadas para o público e área de lazer para as famílias.

CT Fast Brothers - Foto: Y.Sports/Fred Mancini

CT Fast Brothers – Foto: Y.Sports/Fred Mancini

Uma das melhores provas da temporada 2014 aconteceu nas trilhas de Rio Acima, na cidade de Nova Lima (região metropolitana de Belo Horizonte/MG). A prova marcou a inauguração do Centro de Treinamentos Fast Brothers, local que tem mais de 130.000m² destinados à prática do Enduro. O CT conta com infraestrutura completa para atender pilotos, equipes, convidados e público. Além disso, arquibancadas foram instaladas para maior conforto e a galera presente pode presenciar de perto as disputas entre os principais pilotos do país. Esse ano a prova está marcada para acontecer nos dias 15 e 16 de Agosto.

Nos dias 19 e 20 de Setembro será a vez do Rio de Janeiro sediar uma prova do Campeonato Brasileiro. A cidade ainda não foi definida e o estado passa a fazer parte do calendário. Nos últimos anos não aconteceram provas da modalidade no estado.

Como a cidade de Patrocínio, em Minas, será sede da segunda etapa, junto com o Campeonato Mundial da modalidade, a final do Campeonato acontecerá no Rio Grande do Sul. A cidade ainda não foi definida. Em 2014 a cidade escolhida para sediar a 11ª e 12ª etapas, que acontece no próximo final de semana, dias 11 e 12 de Outubro, foi Nova Bréscia. Para o calendário de 2015 a cidade ainda não foi definida.

Ao se divulgar o calendário com antecedência, a Diretoria de Enduro FIM não só mostra seriedade e respeito com pilotos, equipes e organizadores. Mas já define as datas e fica livre de ter que escolher entre as datas que “sobrarem”, para não coincidir com outros eventos.

O Campeonato Brasileiro de Enduro vem crescendo muito. Temos hoje inclusive a participação de pilotos estrangeiros e equipes fortes disputando. Temos certeza de que em 2015 mais uma vez teremos uma excelente temporada”, ressalta Maurício Brandão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s