Enduro da Independência 2014: A Ameaça que vem do Sul

Jonas Schultz

Os pilotos mineiros sempre dominaram a maior e mais famosa prova de Enduro do País na categoria principal. Além deles, apenas representantes de outros dois estados já conseguiram vencer nos 31 anos de história da prova. Os capixabas Sandro Hoffmann (bicampeão, 2001/2006) e Jomar Grecco (2013), além do catarinense Dário Schrull, também bicampeão da prova (1998/1999) e que foi o primeiro a quebrar a hegemonia das Minas Gerais.

JS 01Neste ano, outro piloto quer colocar seu nome na história. E assim como Dário Schrull, vem do sul e é catarinense: trata-se de Jonas Schulz. Quem acompanha o Enduro pelo País afora já ouviu falar dele. Nas provas do Campeonato Brasileiro nos estados do Sul, Schulz sempre é um dos favoritos. Para se ter uma ideia do seu poderio, ele levou os dois dias do Enduro das Neves.

Sua rotina, de segunda a segunda, está ligada à zona rural. O dia a dia desse jovem, de apenas 24 anos, que praticamente não tem folgas e nem feriados pra descansar, é o trabalho pesado na criação de suínos e na produção de leite.

Mas quando consegue um tempo, é ainda na zona rural que procura se divertir: pega a moto e segue em direção das trilhas para se encontrar com os amigos e treinar. Mas não pense que tem o dia todo de folga. Assim que termina com a moto tem que correr, muitas vezes sem ao menos tirar a roupa suja de barro e poeira para alimentar seus leitões.

JS 05Parece incrível, mas essa é a rotina de um dos favoritos ao título do Enduro da Independência. Apesar do pouco tempo no esporte, o catarinense Jonas Schulz, da cidade de São Ludgero, já tem um currículo repleto de vitórias. Com apenas quatro anos no Enduro de Regularidade, tem conquistas de fazer inveja a muito veterano.

Começou a competir em 2010, influenciado pelo pai e por alguns amigos. Mas foi em 2011 que levou mais a sério o esporte: na Copa MTC – Mototrail Criciúma –, além do Campeonato Catarinense e do Sul-Brasileiro na categoria Júnior. Nessa primeira temporada, conquistou seus primeiros títulos de campeão Sul-Brasileiro e campeão da Copa MTC.

JS 04Em 2012, já na Categoria Sênior, foi o campeão do Rally Serramar (válido pelo Brasileiro de Enduro), campeão da Copa MTC e campeão Catarinense. Subiu pra Master em 2013 e, em seu primeiro ano na categoria principal, foi vice-campeão do Serramar (também válido pelo Brasileiro), vice-campeão Catarinense e campeão da Copa MTC.

Neste ano, está embalado e segue o mesmo ritmo de conquistas. Venceu os dois dias do Enduro das Neves, prova válida pelo Campeonato Brasileiro e que disputou contra os melhores do País, além de liderar o campeonato Sul-brasileiro, o Catarinense e a Copa MTC de Enduro. Dentre os adversários está ninguém menos que o bicampeão brasileiro Guilherme Cascaes.

Apesar da boa fase, Jonas sabe que a disputa no Enduro da Independência 2014 será acirrada. Os maiores nomes da Regularidade, no Brasil, estão confirmados na prova. Isso não o assusta tanto. O maior receio, ao que parece, está nas famosas pedras de Minas Gerais.

Saiba o que pensa esse catarinense de 24 anos que fará, pela primeira vez, o maior e mais tradicional Enduro do Brasil.

JS 02Sobre o Enduro da Independência:

“Nunca fiz o Independência, mas sempre acompanhei com bastante interesse a prova. Sei que os mineiros são fortes concorrentes, por conseguirem andar melhor nas pedras, assim como os capixabas também são, já que correrão dois dias ‘em casa’, nas trilhas do Espírito Santo. Mas na categoria Master não tem muito isso de favorito. Todos que estão ali têm capacidade de levar o título. O nível é muito alto na categoria. O E.I., pra mim, é algo totalmente novo, faz quatro anos que coloquei na cabeça que iria. Neste ano, consegui viabilizar minha participação e tenho treinado bastante.”

Expectativas:

“Vou para a prova muito ansioso. Minha meta será cumprir todo o trajeto. O resultado que vier será consequência, diferente do Enduro das Neves, que realmente fui para vencer! Sei que a maior dificuldade será o tipo de terreno, sou muito acostumado a andar no molhado e lá (no Espírito Santo e Minas) é muito diferente. Outra dificuldade será a distância e o tempo de prova por dia. Por isto estou muito focado em meus treinos e no condicionamento físico. Durante a semana, pratico quatro vezes o treinamento funcional, bicicleta cinco vezes, além de estar treinando duas vezes com moto em um circuito fechado, muito técnico”.

Jonas Schulz 2 - Foto Arquivo PessoalEstratégia:

“É Segredo!!! (risos) Bom, pretendo primeiramente cumprir cada quilômetro de prova para assim poder pontuar todos os dias. Creio que isso já será uma grande vitória. Vou procurar ser cauteloso com os equipamentos para evitar ao máximo as quedas! Esta já foi minha estratégia no Enduro das Neves, além de outras grandes provas como Rally Serramar e Enduro da Lua Cheia. É claro que, ao participar de uma prova como o E.I., a gente tem que ir com a intenção de vencer, fazer o melhor pra ficar bem colocado. Não tem como não pensar nisso. Seria o mesmo que colocar um doce na frente de uma criança e pedir pra ela não comer”.

Futuro:

“O futuro a Deus pertence! Mas meus planos são o de viabilizar uma parceria para que possa participar de todo o Campeonato Brasileiro no próximo ano. A hora é agora, porque em breve vem os planos de casar, constituir uma família – e com isso vêm os gastos, construção, etc… Se não for agora, só mais tarde, aí volto pra disputar na Over… (risos)”.

 

Jonas Schulz tem patrocínio de Edgers Racing, Sulmax Baterias, Mega Motos, Zequi Preparações/ZQ Suspension, Tine Motos, Falmar Gráficos, Studio Douglas Ricardo e Easy Transport.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s