CRF 230 com Suspensões Preparadas – ZQ Suspension

ZQ Suspension 4

Desde o final de 2008 pra cá já tive quatro motocicletas CRF 230F e estou prestes a adquirir minha quinta, modelo 2015, que vem com novos plásticos e grafismos. A parte mecânica continua a mesma, sem alterações. Aliás desde que foi lançada, a única alteração, tirando grafismos, foi no tanque de combustível e aletas que mudaram em 2008.

Zequi e a CRF que andei nos dois dias do Brasileiro em Santa Catarina

Zequi e a CRF que andei nos dois dias do Brasileiro em Santa Catarina

Já tive a oportunidade de testar vários tipos de melhoramentos na CRF 230F. Uma grande “briga” que tive foi em relação a suspensão dianteira. Logo que comprei minha primeira CRF vi que a suspensão não era lá essas coisas pra quem deseja uma melhor performance. Sim, porque um dos itens fundamentais pra quem quer andar mais forte e com segurança são as suspensões de uma moto.

Já havia experimentado algumas alterações na suspensão dianteira de minha moto, como mudanças na quantidade de óleo, tipo de óleo, colocação de emuladores, etc. Confesso que mesmo conseguindo algumas melhorias, não ficava totalmente satisfeito. A suspensão original é muito macia e em uso extremo tende a ficar “muxibenta”, perdendo eficiência.

Até que descobri o Kit KSP e coloquei um na minha suspensão dianteira. Fiquei muito satisfeito. O kit consiste em novas molas da suspensão dianteira, com um amortecedor no interior das molas, pressurizado com gás nitrogênio. A utilização do Gás Nitrogênio pressurizado auxilia os movimentos de expansão e compressão em todo tipo de terreno.

ZQ Suspension JSchulz 2Estava satisfeito até o mês passado, quando fui fazer a cobertura do Enduro das Neves, prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro, e os organizadores me cederam uma moto, uma CRF 230F. E foi só quando andei na moto que percebi que a minha não era tão boa quanto eu achava que era. E que se a minha briga era pra “acertar” a suspensão dianteira, era preciso antes acertar a suspensão traseira.

KTM do piloto Jonas Schulz com suspensões preparadas pela ZQ Suspension/Zequi Motos

KTM do piloto Jonas Schulz com suspensões preparadas pela ZQ Suspension/Zequi Motos

A moto que andei era do Zequi, proprietário da Zequi Motos/ZQ Suspension. Especialista em suspensões, tem cursos na W-Tech, Race Tech e Pró Racing. O Zequi prepara suspensões de motos nacionais e importadas – foi quem preparou a suspensão da KTM do piloto Jonas Schulz, vencedor do Enduro das Neves – e a CRF que andei tinha as suspensões traseira e dianteira preparadas por ele.

Kit Race Tech

Kit Race Tech

Andei dois dias, cerca de 350 kms com a moto. Pude testá-la em diversos tipos de terreno. E confesso que fiquei impressionado com a eficiência da suspensão, principalmente a suspensão traseira, que achei que não era necessário preparar. A moto “gruda” no chão e não perde tração mesmo em terrenos bastante irregulares, como erosões. Além de maior performance, a suspensão proporciona mais segurança e conforto.

E se eu achava que o segredo era a melhoria na suspensão dianteira, hoje tenho certeza de que a minha próxima moto terá que receber melhorias também na suspensão traseira.

Fica a dica e quem quiser saber mais, só entrar em contato com o Zequi:

Facebook: https://www.facebook.com/zequi.motos
Site: http://www.zequimotos.com.br/

ZQ Suspension 9

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s