Mundial de Enduro – Tem brasileiros na disputa!

mundial enduro

Neste final de semana, dias 5 e 6 de abril, acontece na Espanha a prova de abertura do Campeonato Mundial de Enduro. E os brasileiros tem todos os motivos pra se ligarem na competição. Três brasileiros estarão acelerando em Solsona junto com os gringos, além do português Luis Oliveira, que está cometindo no Brasil este ano pela equipe Zanol Team. Os brasileiros são Rômulo Bottrel, Vitor Borges Garcia e Jean Pierre Buttazzi. Bottrel e Buttazzi estarão na categoria E3 e Luis Oliveira e Vitor vão na categoria Júnior. Além desses quatro, filiados pela CBM, a prova ainda terá a presença do brasileiro Francisco Maldonado, que atualmente mora na Espanha.

O Enduro Fim é a modalidade que mais cresce no Brasil, graças a um trabalho sério do Diretor Maurício Paiva Brandão, que faz questão de dividir o sucesso com os organizadores.

Mauricio Brandão, Diretor de Enduro da CBM - foto Marcelo Campos

Mauricio Brandão, Diretor de Enduro da CBM – foto Marcelo Campos

“O Enduro Fim tem crescido bastante. O Campeonato deste ano já tem a participação de pilotos estrangeiros e muitas equipes  estão investindo pesado na competição, o que faz com que naturalmente o nível cresça. Temos trabalhado duro pelo fortalecimento do esporte, mas esse não é um trabalho só meu, tem muito mas gente trabalhando pesado, como os organizadores das provas, que estão se dedicando bastante para que o esporte chegue a esse ponto. Coordenar é minha função e tenho procurado fazer de forma participativa e democrática.”

O Diretor de Enduro FIM da CBM falou ainda sobre a participação dos brasileiros no Mundial.

“É muito importante essa participação no Mundial, pois os nossos pilotos pegam experiência. Eles vão andar com os melhores pilotos na atualidade e com certeza vão trazer algo bom de lá e compartilhar com os outros competidores durante o Brasileiro. Assim, a modalidade cresce ainda mais aqui no Brasil”, afirma.

Além da etapa de abertura na Espanha, os pilotos participam ainda da 2ª etapa em Vale de Cambra, Portugal, no fim de semana seguinte, dias 12 e 13.

Mais informações sobre o Mundial de Enduro podem ser obtidas no site oficial:  http://www.enduro-abc.com/

Rômulo Bottrel

Bottrel já está na Espanha - Foto: Divulgação/Y.Sports

Bottrel já está na Espanha – Foto: Divulgação/Y.Sports

O mineiro Rômulo Bottrel já está na Espanha e já conferiu o percurso das especiais. Atual Campeão Brasileiro de Enduro, o piloto sabe o tamanho do desafio que terá pela frente. Mas não se intimida. O piloto, que correrá com o número 22 no mundial, terá a disposição uma motocicleta Beta Factory 498RR, uma motocicleta oficial de fábrica.

“Estou conhecendo toda a estrutura da Beta Motor e estou impressionado! Na verdade tô até meio bobo ainda com tudo que está acontecendo esses dias. Estou recebendo o mesmo tratamento dos pilotos oficiais de fábrica e olha que tem muita coisa pela frente ainda!! Vou a pé conhecer as especiais e trabalhar duro no ajuste da moto!! E como já era de se esperar, está muito frio por aqui, além de uma chuvinha bem fina pra nos receber.”

O  bicampeão mundial Johnny Aubert conversando com o campeão brasileiro  - Divulgação/Y.Sports

O bicampeão mundial Johnny Aubert conversando com o campeão brasileiro – Divulgação/Y.Sports

Depois da Espanha o piloto segue para Portugal, onde participará da 2ª etapa do Campeonato Mundial. Carlos Augusto Constantino, diretor da Red Orange Motocicletas/P3 Racing, vê no intercâmbio uma grande oportunidade de desenvolvimento do esporte e de seus pilotos.

“Se o Bottrel ficar entre os 20 melhores do mundo já ficaremos mais que satisfeitos. Porém, se ele surpreender e tiver um excelente resultado, pode ter a chance de permanecer na Europa e fazer toda a temporada.” – afirmou Guto.

A temporada de Bottrel na Europa tem o patrocínio de Red Orange Motocicletas, Kini Red Bull, capacetes Airoh e Edgers coroas e pinhões.

Vitor Borges Garcia

Sem esconder a ansiedade, Vitor já está na Espanha pra abertura do Mundial

Sem esconder a ansiedade, Vitor já está na Espanha pra abertura do Mundial

O piloto mineiro já desembarcou na Espanha, mas não esconde a ansiedade por participar das duas primeiras etapas do Mundial, na Espanha e em Portugal. A preparação para as provas foi intensa com musculação, natação, bicicleta e claro, treinos com a moto pelo menos três vezes por semana.

Ele chega ao Campeonato Mundial preparado, com condições de fazer uma boa prova mas, principalmente, aprender bastante.

“A expectativa é enorme, aliás, não tem coo não ser. Mas confesso que já estou com um frio na barriga, aqui o bicho pega, estão os melhores do mundo. Mas vamos ver, vou fazer o que estiver ao meu alcance, tentarei fazer o meu melhor. Nesta sexta vou fazer o reconhecimento do percurso” – conta o jovem piloto, de apenas 19 anos.

Vítor Borges Garcia é piloto de Enduro e Cross Country. Começou no motocross em 2005. Conquistou o Campeonato Mineiro de Motocross 2008 na categoria 85cc; Copa Pimonte de Motocross 2008 na categoria 85cc; foi vice-campeão Mineiro de Cross Country 2013, categoria XC1; 3º colocado no Brasileiro de Enduro FIM 2013, categoria E5. Em 2014, Vitor decidiu dedicar exclusivamente a sua profissionalização como piloto de Enduro. além de disputar essas duas etapas do Mundial, busca no Brasil os títulos de Campeão Brasileiro e Campeão da Copa EFX. Além de correr competir com os óculos Scott e pilotar uma Beta, Vitor utiliza equipamentos de segurança ASW, joelheiras MRPRO e faz seus condicionamentos na Academia Orion. O piloto também conta com o suporte de Alemão Suspensões e da C&C Eventos.

Luis Oliveira

Luis Oliveira e Felipe Zanol já estão na Espanha para abertura do Mundial de enduro

Luis Oliveira e Felipe Zanol já estão na Espanha para abertura do Mundial de enduro

O português Luis Oliveira, destaque das competições nacionais pelo Zanol Team, também está na Espanha para participar do Mundial de Enduro. No próximo final de semana ele corre em casa – participa da segunda etapa do mundial em Potugal.

Tetracampeão português, Luis Oliveira foi vice no Mundial pela categoria 125cc em 2011 e possui ampla experiência, apesar dos 21 anos de idade.

“Competi três temporadas seguidas no Mundial de Enduro e vou me dedicar ao máximo para conquistar um pódio nas etapas de abertura. Tenho trabalhado muito nos treinos e competições ”, comentou o atleta inscrito na categoria Enduro Júnior.

Quem está na Europa com o piloto é o multicampeão Felipe Zanol, chefe de equipe do Zanol Team.

“Vou rever pilotos que competiam comigo e trazer como aprendizado o que há de melhor no enduro na atualidade. Serão informações importantes”, explicou o mineiro Zanol, cuja bagagem internacional no enduro inclui o bicampeonato português e a medalha de ouro no Six Days de 2007. Dois anos depois, ele disputou a temporada completa do Mundial e conquistou o sétimo lugar da E1.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s