Bandeirantes Off Road 2014 – O melhor de todos os tempos!

 

Jomar Grecco foi o Campeão do Bandeirantes Off Road 2014 e lidera o Campeonato Brasileiro - Foto: Fred Mancini

Jomar Grecco foi o Campeão do Bandeirantes Off Road 2014 e lidera o Campeonato Brasileiro – Foto: Fred Mancini

Em 2013 o Bandeirantes Off Road, uma das mais tradicionais provas de enduro do Brasil, deixou seu formato original, de trilhas ao redor da cidade de Patrocínio, para fazer uma prova em linha, com largada em Patrocínio, pernoite em um hotel fazenda e chegada em Patrocínio de novo. Com isso, muitas trilhas tiveram que ser deixadas de lado e a prova perdeu bastante de sua característica principal, já que sempre foi conhecida pela quantidade e qualidade das trilhas.

Sandro Hoffmann venceu os dois dias de prova - Foto: Fred Mancini

Sandro Hoffmann venceu os dois dias de prova na Over 40 – Foto: Fred Mancini

Esse ano a prova voltou ao seu formato original. E para aqueles apaixonados pelas trilhas da região e que criticaram o modelo da edição anterior, a organização resolveu dar a resposta. Selecionou as melhores trilhas utilizadas nos 12 anos em que a prova foi válida pelo Campeonato Brasileiro e colocou na prova. O resultado foi uma prova muito dura, com alto grau de dificuldade e de exigência. A grande maioria dos pilotos sofreu para concluir a prova e muitos não conseguiram fazer todo o percurso. Mas ao final a opinião era uma só: Prova FANTÁSTICA! Digna de uma prova do Campeonato Brasileiro.

Galeria de fotos: CLIQUE AQUI

1º Dia – Sábado:

O primeiro dia de prova teve largada no Restaurante Jamaica e de lá os pilotos seguiram para a região da Boa Vista e da Serra do Cristo. Uma prova muito dura, com muitas trilha e muita pedra. O ponto alto do dia foi a Subida do Prefeito, uma grande subida com muitos degraus e pedras soltas e com uma laje ao final, onde uma pequena multidão acompanhava de perto as habilidades (ou não) dos pilotos. E se não bastasse, os pilotos tinham que passar duas vezes pelo local, para alegria de quem estava acompanhando.

Charles Pio foi o Campeão do Bandeirantes 2014 na Sênior - Foto: Fred Mancini

Charles Pio foi o Campeão do Bandeirantes 2014 na Sênior – Foto: Fred Mancini

O neutro principal aconteceu no Restaurante Jamaica, mesmo local da largada e chegada. E na segunda parte da prova, mais trilhas com muitas pedras, dessa vez na região do Boqueirão.

No total do dia foram mais de 120 quilômetros de muitas trilhas em mais de 6 horas de prova. Vale lembrar que os percursos foram diferentes para cada categoria, exigindo mais dos pilotos da Master e pegando um pouco mais leve pros Novatos.

Apesar da grande quantidade de trilhas e do alto grau de exigência da prova, o que definiu o resultado final do dia foi uma “pegadinha” planejada minuciosamente pela organização. Na trilha do Barro Preto, uma grande subida de pedras, havia uma árvore. Na primeira passagem, o piloto deveria passar do lado esquerdo da árvore, conforme indicado na planilha. Na segunda passagem, era a vez de passar pelo lado direito. Grande parte dos pilotos, já cansados e preocupados com as pedras e degraus, não se atentou aos detalhes e acabou errando o roteiro. Como foi o caso de Allan Amaral, que venceria a prova na Categoria Master. O mesmo aconteceu com Alison Branco, que vinha em segundo. Quem não tinha nada com isso e fez tudo certo foi o o capixaba Jomar Grecco, que acertou o roteiro e venceu a prova, ficando muito próximo da liderança do Campeonato Brasileiro. Mario Vignate ficou em segundo e Álvaro Amarante foi o terceiro. Allan Amaral ficou em quarto lugar e o líder do campeonato, Guilherme Cascaes, ficou em uma ótima quinta colocação, já que estava correndo com uma fratura no pé.

Noé de Oliveira, Campeão da Over 45 - Foto: Fred Mancini

Noé de Oliveira, Campeão da Over 45 – Foto: Fred Mancini

Na Sênior o mesmo PC do Barro Preto definiu as colocações, já que Tulio Malta, que liderava a prova até então, deu bobeira e não acertou o roteiro. Quem se deu bem e venceu a prova foi Charles Pio, com Célio de Menezes em segundo. Túlio foi o terceiro e com o resultado, assumiu de volta a liderança do campeonato brasileiro.

A Over 40 teve vitória tranquila de Sandro Hoffmann. Rodrigo Zuccon foi o segundo e Jorge Presmic o terceiro. Na Over 45 quem se deu bem foi Noé de Oliveira, que venceu, seguido de Marcos Geraldo dos Reis e Carlos Alberto Rech Filho. Fábio Coelho Amaral foi o vencedor da Categoria Júnior, com Alex Nunes de Azevedo em segundo e Pedro Lima em terceiro.

Na Over 50 quem se deu bem foi José Fernando Utzig, com George Parik em segundo e Hélio Lúcio Venâncio em terceiro. Na Over 55 o vencedor foi Jair Faleiros, com Jeferson de Souza em segundo e Almir Scopel na terceira posição. Na Novatos, vitória no dia de Jamir Garcia Moreira com Kielder Cançado em segundo e Tainan Batista Silva em terceiro.

Resultado completo do dia: Resultado Patrocinio 1º dia

2º Dia – Domingo:

Lúcio Pinto Ribeiro no segundo dia de prova - Foto: Fred Mancini

Lúcio Pinto Ribeiro no segundo dia de prova – Foto: Fred Mancini

O segundo dia também largou e chegou no Restaurante Jamaica, mas o Neutro Principal foi no Hotel Serra Negra. Aliás, a região do Hotel Serra Negra tem trilhas incríveis e também muito seletivas. O início do dia foi marcado pela quantidade de balaios, medindo a concentração e habilidade dos pilotos em navegar, roteirar e acelerar. Nessa parte alguns já não se deram bem. Muita trilha em mata fechada, entre árvores, mas assim como o primeiro dia, pedras e mais pedras. A organização havia anunciado que o dia seria bem mais light que o primeiro, mas pra maioria que já largou com o corpo todo doendo, foi bastante exigente também. As médias estavam bem justas e qualquer vacilo poderia comprometer o resultado, já que o roteiro estava sendo bastante exigido. Foram muitas trilhas e balaios até o final da prova, em 115 kms de percurso.

Na Categoria Master o capixaba Jomar Grecco confirmou a boa fase e voltou a vencer no dia. O segundo colocado foi Emerson Loth Bombadinho, se recuperando, já que não foi bem no primeiro dia de prova. Na terceira colocação, Mário Vignate. Alison Branco foi o quarto colocado e Guilherme Cascaes voltou a ficar com a quinta colocação. Com os resultados Jomar assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro de Enduro, com cinco pontos de vantagem pra Guilherme Cascaes (125 a 120). Bombadinho é o terceiro com 99 pontos.

Cascaes conseguiu um bom resultado, apesar de correr com uma fratura no pé esquerdo - Foto: Fred Mancini

Cascaes conseguiu um bom resultado, apesar de correr com uma fratura no pé esquerdo – Foto: Fred Mancini

Na Sênior o mineiro Charles Pio voltou a vencer. Túlio Malta foi o segundo e Célio de Menezes o terceiro. Com o resultado o piloto Túlio Malta consegue uma boa folga na classificação do Campeonato, já que o líder até então, o paranaense Jony Jachtchenchen não completou nenhum dia de prova em Patrocínio. Quem assume a vice-liderança do campeonato é Charles Pio. Túlio tem agora 119 pontos, Charles tem 92 e Chen manteve os 87 pontos, já que não conseguiu pontuar nesta prova.

Se na Master a vitória foi de um capixaba, na Categoria Over 40 não foi diferente. O vencedor foi novamente o piloto Sandro Hoffmann, que disparou na liderança do Campeonato Brasileiro. Aliás, o resultado do domingo foi um repeteco do sábado, com as três primeiras posições ficando inalteradas: Rodrigo Zuccon voltou a ficar em segundo e Jorge Presmic foi o terceiro.

Na Over 45 vitória de Noé de Oliveira, com Janjão Santiago em segundo e Marcos Geraldo dos Reis na terceira colocação. Na categoria Junior Fábio Coelho Amaral foi novamente o vencedor, com Pedro Lage em segundo e Erlon Henrique Bessas em terceiro. Na Over 50 quem se deu bem foi José Alberto Scheid, com Ademar Nascimento em segundo e Cleivon Rizza na terceira colocação. Na Over 55 nova vitória de Jair Faleiros, com Jeferson de Souza em segundo e Almir Scopel na terceira colocação.

E na Categoria Novatos o vencedor foi Kielder Wagner Cançado, com Leandro de Castro Alves na segunda colocação e ampliando a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Em terceiro ficou Eduardo Arantes.

Resultado completo do dia: Resultado Patrocinio 2º dia

Resultado Geral do Bandeirantes Off Road 2014

Pódio da Categoria Master

Pódio da Categoria Master

Categoria Master:
1º) Jomar Grecco
2º) Mário Vignate
3º) Emerson Loth Bombadinho
4º) Álvaro Amarante
5º) Guilherme Cascaes

Categoria Sênior:
1º) Charles Pio
2º) Túlio Borges Malta
3º) Célio de Menezes
4º) Márcio Miranda
5º) Wemerson “Eminho” de Paula

Pódio da Categoria Sênior

Pódio da Categoria Sênior

Categoria Over 40:
1º) Sandro Hoffmann
2º) Rodrigo Zuccon
3º) Jorge Presmic
4º) Ricardo Ribeiro da Silveira
5º) Atílio Hummel

Categoria Over 45:
1º) Noé de Oliveira
2º) Marcos Geraldo dos Reis
3º) Janjão Santiago
4º) Nivaldo Maciel
5º) Carlos Alberto Rech Filho

Pódio da Categoria Júnior

Pódio da Categoria Júnior

Categoria Junior:
1º) Fábio Coelho Amaral
2º) Pedro Henrique Castro Lage
3º) Erlon Henrique Bessas
4º) Pedro Ferreira Pena Lima
5º) Paulo Jadir

Categoria Over 50:
1º) José Fernando Utzig
2º) José Alberto Scheid
3º) Hélio Lúcio Venâncio
4º) Cleivon Rizza
5º) George Parik

Pódio da Categoria Over 40

Pódio da Categoria Over 40

Categoria Over 55:
1º) Jair Faleiros
2º) Jeferson Ferreira de Souza
3º) Almir Cesar Scopel
4º) Fernando Bomnando

Categoria Novatos:
1º) Kielder Wagner Lopes Cançado
2º) Jamir Garcia Moreira
3º) Leandro de Castro Alves
4º) Eder Ribeiro Brandão
5º) Adilson Donizete Alves

Resultado Geral (soma dos dois dias): Ranking 2 dias Patrocinio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s