Brasileiro de Enduro: A batalha vai começar!!!

cartaz ibiraci

Um dos mais belos locais do Brasil será o local do início do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM. A Serra da Canastra, mais precisamente a cidade mineira de Ibiraci, receberá os melhores pilotos do Brasil para a primeira prova.

Essa primeira etapa está cercada de muita expectativa. Muitos pilotos trocaram de equipes e equipamentos, estão com  motos novas e em outras marcas, além de estrearem em outras categorias. e se não bastasse isso, mais um fator chama a atenção para a disputa. Tem gringo na parada. Pelo menos duas equipes resolveram “importar” pilotos para defender suas cores.

O francês Adrien Metge já está no Brasil para a abertura do Brasileiro de Enduro

O francês Adrien Metge já está no Brasil para a abertura do Brasileiro de Enduro

A Sherco, além de investir nos brasucas, trouxe da França o piloto Adrien Metge, que já esteve por aqui no ano passado e venceu uma etapa da Copa EFX Honda/ASW. Metge, que completa 28 anos no mês de maio, tem no currículo o título europeu de enduro na categoria Júnior e o vice-campeonato do Six Days. Além disso, foi vice-campeão da E1 no Campeonato Europeu.

metge 2“Me interessei pelas belas paisagens e boas pistas que o Brasil tem. Quero me divertir, mas também lutar pelas vitórias”, comentou brevemente.

Se em 2013 ele veio ao Brasil para fazer apenas uma prova, desta vez Adrien chegou ao Brasil para fazer a temporada completa com a Sherco. Além disso, provavelmente vai disputar o Rally dos Sertões deste ano, além de dar cursos de pilotagem.

O português Luis Oliveira chegou ao Brasil e já fez alguns treinos e ajustes na nova moto

O português Luis Oliveira chegou ao Brasil e já fez alguns treinos e ajustes na nova moto

A Honda também tem novidades, a começar pela equipe montada pelo experiente piloto Felipe Zanol. A sua equipe, a Zanol Team, satélite Honda, trouxe de Portugal o jovem piloto – (21 anos completados em dezembro –  Luís Oliveira, destaque nas competições de enduro em Portugal. O português fazia parte da Equipe CRN/Motofundador, a mesma que Zanol competiu e conquistou títulos em Portugal. Luis Oliveira vai correr na categoria E1, com a CRF-450R. Mas fez questão de vir de Portugal acompanhado do Luis Correa, que preparou as suspensões de sua nova moto: “É Deus no céu e o Luís Correia na terra. Apesar da grande distância de Portugal, nada é impedimento para contar com o melhor dos melhores”, ressaltou o piloto, que disse ainda:

Luis Oliveira 2“O convite para vir para o Brasil surgiu através de um amigo em comum que tenho com o Zanol. É minha primeira vez aqui no país e estou muito feliz em trabalhar com o Felipe, que é muito conhecido no meio. Com certeza toda a experiência dele será importante para nossa equipe”, diz Luís, que além do Campeonato Brasileiro de Enduro, deve disputar duas etapas do Mundial.

Rômulo Bottrel defende o Nº 1 na temporada

Rômulo Bottrel defende o Nº 1 na temporada

Mas além dos gringos, ainda tem muito brasileiro andando forte e prometendo dar trabalho. O atual campeão da principal categoria, a E1, Rômulo Bottrel será um dos pilotos a encarar o desafio das trilhas de Ibiraci. Estreando por nova equipe (Beta/Kini), o piloto quer estrear bem. “Estou muito feliz com a vitória em 2013 e estou trabalhando muito para fazer um grande campeonato este ano”, afirma Bottrel.

Galileu sabe que não será fácil a disputa, mas confia em uma boa estreia

Galileu sabe que não será fácil a disputa, mas confia em uma boa estreia

Os mineiros Ripi Galileu também está animado com a estreia e ressaltou o nível da disputa: “Na E1, há no mínimo 10 pilotos que podem sair com a vitória. Vou fazer o melhor possível na prova, que vai exigir um bom preparo físico para enfrentar as especiais, bastante técnicas. O cansaço mina a força dos pilotos e qualquer erro pode ter consequências graves no campeonato”, disse Galileu.

Rico conhece o terreno da prova e sabe que a tranquilidade será fundamental

Rico conhece o terreno da prova e sabe que a tranquilidade será fundamental

Rigor Rico conhece bem o local da disputa, inclusive foi o vencedor do evento no ano passado. “As características são bem do jeito que eu gosto, com bastante trilha e pedras no trajeto, o que irá exigir muita técnica dos pilotos. O Brasileiro está concorrido nessa temporada, já que houve a chegada de novas equipes e pilotos, mas estou em busca do melhor resultado. Vai ser importante ter sempre a cabeça no lugar”, concluiu o mineiro de Barão do Cocais.

DSC_0814 Ronald SantiRonald Santi, que completa 22 anos no final de março, é outro piloto que está ansioso pelo início do campeonato. Ele é bicampeão mineiro de Enduro (2010/2011), campeão da Copa EFX 2012, vice-campeão brasileiro 2012 e vice-campeão do Enduro da Independência 2012, na categoria Sênior. Este ano fará parte da equipe HM/Kini e além de mudar de equipe, fará sua estreia em nova categoria. Ele agora vai disputar a categoria E2, para motos 2T até 175cc e 4T até 250cc. Vai correr com uma motocicleta da HM/Honda, a CRE F250R. A estreia com a nova moto aconteceu na etapa brasileira do Mundial de SuperEnduro no Mineirinho, em Belo Horizonte.
Gabriel Badaró é outro piloto mineiro que promete dar trabalho para os concorrentes

Gabriel Badaró é outro piloto mineiro que promete dar trabalho para os concorrentes

Além destes pilotos, outros nomes do esporte estarão presentes. E o melhor, pelo nível, todos tem chances de fazer bonito na abertura. É o caso de Julio Ferreira e Bruno Martins, que completam o Zanol Team, dos também mineiros Gabriel Badaró Nielsen Bueno e Guilherme Baeta, dos gaúchos Michel Cechet e Gustavo Pellin, dos capixabas Felipe Carlete, Breno Felner, Oriel Casagrande Neto e Sandro Hoffman, do paranaense Loandro Anton, dentre vários outros pilotos que andam muito forte.

Mauricio Brandão, Diretor de Enduro da CBM - foto Marcelo Campos

Mauricio Brandão, Diretor de Enduro da CBM – foto Marcelo Campos

VISIBILIDADE E RETORNO O grande investimento que tem sido feito por parte dos patrocinadores nas equipes e pilotos, além do grande números de participantes nas etapas (número que tem aumentado a cada ano) tem justificativa. Fazendo um excelente trabalho à frente da Diretoria de Enduro FIM da CBM, o mineiro Maurício Brandão conseguiu fortalecer a modalidade e dar visibilidade ao esporte. Com calendário e regulamento divulgados ao final do ano, os pilotos e equipes podem se programar. Além disso o nível de organização das provas está impecável, elogiado até por quem conhece e participa das provas fora do Brasil. As provas aqui não ficam nada a dever às provas realizadas no exterior. Além disso a Diretoria de Enduro da CBM está sempre ouvindo os pilotos e organizadores para que tudo saia na mais perfeita ordem. Receita de sucesso que não tem como dar errado.

Percurso

Serão quatro especiais na prova que será realizada na Serra da Canastra. Os pilotos vão largar da base, seguindo até o Clube. Ao lado será o Cross Teste (CT) com curvas e alguns obstáculos artificiais. O Extreme Teste da Lage (XT), será muito técnico em um trecho da pedreira. Logo após será o Enduro Teste da Copasa (ET1), considerado tranquilo, mas que exige cuidado com algumas pedras. No final do ET1 existe um trecho de curvas em areia e um pasto.O deslocamento será por asfalto, onde os pilotos terão visão do CT e do XT. A largada do ET2 será nas antenas em mais um percurso bem técnico, com uma descida, que em caso de chuva pode ser perigosa, e uma subida de pedras. De acordo com a organização haverá um trecho para separar as categorias E1 e E2, que passarão pela Trilha do Coveiro, enquanto as demais seguirão pela trilha normal fechando a volta no Hotel da Usina.
Inscrições e mais informações: www.cbm.esp.br
Calendário Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2014
1ª e 2ª etapas – 15 e 16/02 – Ibiraci (MG)
3ª e 4ª etapas – 26 e 27/04 – Aracruz (ES)
5ª e 6ª etapas – 24 e 25/05 – Biguaçu (SC)
7ª e 8ª etapas – 19 e 20/07 – Curitiba (PR)
9ª e 10ª etapas – 16 e 17/08 – Nova Lima (MG)
11ª e 12ª etapas – 11 e 12/10 – Nova Bréscia (RS)
13ª e 14ª – 22 e 23/11 – Patrocínio (MG)
Confira abaixo a prova da Copa EFX Honda/ASW do ano passado com a presença do francês Adrien Metge:

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s