Trilha de Sucesso

DSC_4336

Pode, em dois anos, uma pessoa que nunca havia competido, se tornar multi-campeão e com pinta para os próximos anos de disputas e voos ainda maiores?

De tempos em tempos vimos surgir no esporte um piloto que se destaca e que, se tiver o apoio necessário, pode ir longe e escrever seu nome de forma definitiva no rol de grandes pilotos. Todo ano tem um que “sobra na turma”. Esse ano, impossível não prestar atenção nos resultados de um jovem piloto mineiro, da cidade de Lagoa da Prata. Campeão Mineiro, Campeão da Copa TCMG, Campeão do Ibitipoca Off Road e Campeão do Enduro da Independência.

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

O menino-prodígio é Túlio Borges Malta, que teve a primeira experiência com moto logo aos 4 anos, quando ganhou do pai uma PW-50. Após um hiato de uma década sem acelerar, resolveu novamente se aventurar pelas trilhas, mas apenas como diversão aos finais de semana. No início, competir nunca passou pela cabeça, o negócio era só lazer e diversão com os amigos.

Isso começou a mudar em 2011 quando, com uma moto emprestada pelo amigo Edson “Dinho” Maciel, fez a primeira prova de enduro, na cidade de Santo Antônio do Monte.  Arranhou aqui e ali, e acabou tomando gosto. E com estilo: foi oitavo entre os novatos numa prova do Mineiro. 

DSC_1713  Tulio maltaDepois desse primeiro enduro começou a mudar os planos. Em 2012 já começou pra valer e o foco mudou, o entusiasmo foi natural e então começou a praticar mais seriamente o esporte.

Os resultados vieram naturalmente e na segunda prova da temporada 2012 já conquistou a primeira vitória no Solavanco Off Road, enduro que acontece na cidade de Oliveira. Com as boas colocações começou então a escrever o nome na história e conseguir resultados expressivos no Enduro de Regularidade. No primeiro ano “pra valer” na modalidade, foi campeão do Enduro da Independência, a maior e mais disputada prova do Brasil, na categoria Novatos.

IMG_0408 Tulio Borges Malta - Campeão JuniorE se o objetivo inicial era apenas se divertir com os amigos aos finais de semana, no ano seguinte meteu a cara na temporada completa: E o resultado? Campeão mineiro com sobras… Venceu cinco das nove etapas disputadas, sagrando-se campeão da temporada. Na Copa TCMG, organizada pelo Trail Clube de Minas Gerais, foi ainda mais nítido o domínio: Campeão com seis vitórias em oito etapas. Além disso foi Campeão do Ibitipoca Off Road, prova considerada como uma das mais difíceis e disputadas do Brasil, graças ao alto nível dos concorrentes e pelas trilhas enfrentadas, sempre bem travadas e com muito sufoco. Segundo ele aliás, o

Apenas 4 pontos perdidos em 91 PC's no último dia do Independência. Fato chamou a atenção da imprensa.

Apenas 4 pontos perdidos em 91 PC’s no último dia do Independência. Fato chamou a atenção da imprensa.

Ibitipoca Off Road serviu para dar outra ideia da modalidade, onde viu que se quiser mesmo andar na ponta, teria que treinar e se dedicar muito. Pelo visto a dedicação e os treinos deram resultado. No Enduro da Independência venceu nada menos que sete das oito etapas disputadas e no 4º e último dia de prova, entre Viçosa e Ouro Preto, perdeu apenas 4 pontos em 91 Postos de Controle. Zerou incríveis 89 PC’s no dia, mostrando precisão e consistência de forma absoluta.

DSC_4555“Me dediquei muito e sei que todo o esforço valeu a pena, pois os resultados vieram. Uma coisa que descobri esse ano é que pra andar na ponta, tem que treinar e muito. Gostei muito do Enduro de Regularidade, por isso pretendo me dedicar ainda mais no ano que vem, já que competirei na categoria Sênior, uma categoria mais “casca grossa”, onde as médias de velocidade são ainda maiores e o nível das trilhas bem mais exigentes. Preciso focar bem e treinar bastante, sem descuidar do condicionamento físico. Este ano de 2013 foi um ano de muitas conquistas e muitos desafios, mas também de muito aprendizado. Minha prioridade agora é conseguir apoio para que possa disputar todo o campeonato Brasileiro. Sei que tenho potencial para disputar com os melhores do país e vou me preparar pra isso.”

DSC_4549Como disse, os planos para 2014 são ambiciosos. Além de defender os títulos do Campeonato Mineiro, do Enduro da Independência e da Copa TCMG, a meta é conquistar o Campeonato Brasileiro. Mas para isso, precisa de patrocínios, já que o campeonato é longo e as distâncias percorridas para se fazer todo o calendário são enormes. Somando as distâncias de sua cidade – Lagoa da Prata/MG – para as cidades onde acontecerão as etapas do Brasileiro, serão cerca de 11 mil quilômetros de estrada. 

DSC_4307Pelo que já conquistou, não resta dúvida de que lutará pelo título e terá ainda muitas vitórias na carreira. Falta apenas o apoio para que possa participar de todas as provas do Campeonato Brasileiro. O currículo construído até aqui é a maior garantia de que terá uma trilha de muito sucesso pela frente…

DSC_2565 Tulio Malta

Anúncios

4 comentários sobre “Trilha de Sucesso

  1. Parabens compadre Tulio. Estou torcendo por vc. Parabens compadre Viano e comadre Cristina pelo sucesso do Tulio. Ele merece e tem toda minha torcida. E o sucesso da vitoria dele e graças aos pais maravilhosos q vcs sao. Tudo isso e fruto do apoio da familia. Parabens e Muito sucesso a esta familia maravilhosa de vcs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s