Honda do Brasil terá Equipe no Dakar: Dário Júlio fará estreia na maior prova do mundo

Dário Júlio vai participar pela primeira vez do Rally Dakar

Dário Júlio vai participar pela primeira vez do Rally Dakar

O Brasil já tem confirmado os três primeiros pilotos que vão disputar o Rally Dakar 2014 entre as motos. Jean Azevedo, Dário Júlio e Ike Klaumman, todos da equipe Honda, estarão presentes na largada marcada para o próximo dia 5 de janeiro, na cidade argentina de Rosário. A chegada será no dia 18, em Valparaíso, no Chile.

Em fevereiro de 2012 o Supertrilha conversou com o piloto na abertura do Brasileiro de Rally, em Maceió, e ele falou sobre o sonho de fazer o Rally Dakar:

DarioQuando eu comecei a andar de moto meu sonho era fazer enduro. Comecei pela Copa Sul Mineira. Depois fui fazer o Campeonato Mineiro. Do Mineiro, fui para o Brasileiro e pro Independência. Por onde passei, consegui bons resultados e fui campeão. Agora estou no Rally e já sou campeão também. E a gente sempre quer mais, por isso, tenho sim a vontade de um dia fazer o Rally Dakar. Todo piloto sonha com isso. Estou me preparando já, sonho em fazer essa prova. Competir na maior e principal prova de rally do mundo é objetivo de qualquer piloto de Enduro. Penso em participar do Rally Dakar e isso é um dos meus objetivos na carreira. Caso haja interesse da Equipe Honda Mobil, vou intensificar meus treinamentos e farei uma preparação especial para estar pronto para encarar o desafio. Quando a gente decidir que é a hora certa, vamos pro Dakar.

A hora chegou e em 2014 o piloto Dário Júlio será o estreante brasileiro no Rally Dakar. Tricampeão Brasileiro de Rally, Campeão do Sertões Series, Campeão do Rally dos Sertões, Tetracampeão do Enduro da Independência e Tricampeão Brasileiro de Enduro. Esses são apenas alguns títulos que credenciam o piloto a participar da maior prova off road do mundo e, mesmo estreante, já sonhar com uma boa colocação.

Mas ele sabe dos desafios que enfrentará pela frente.

Rally amazonia DarioA expectativa é grande, é a maior prova do mundo e a mais difícil, com certeza. É uma prova que exige muito do físico, e muito mais do psicológico, para enfrentar dias longos, dias cansativos, de navegação muito difícil. Isso sempre foi uma característica do Rally Dakar. Mas estou me preparando para encarar isso da melhor maneira, pegando o máximo de informações com o Jean e com o Ike, que já participaram e conhecem a prova. A gente já vem disputando o campeonato juntos e vamos fazer ainda vários treinamentos juntos até o Dakar, pra chegar lá e sofrer o mínimo possível como estreante na prova.

Além do piloto Ike Klaumann, que participou do Dakar em 2012, Dário vai ter ao seu lado na Equipe Honda o experiente Jean Azevedo, de 39 anos. O piloto paulista vai disputar a sua 16ª edição do Rally Dakar e tem como melhor resultado a 5ª colocação geral entre as motos em 2003, quando a principal competição off-road do mundo ainda era disputada em etapas distribuídas entre a Europa e a África. “Vamos ter uma etapa difícil para as motos no Salar de Uyuni, onde não vamos poder usar de auxílio dos mecânicos”, contou Azevedo.

O Rally 2014 tem como novidade a passagem pela Bolívia. O percurso, que também passará por cânions do Noroeste da Argentina e vales de areia ou pelas dunas do deserto de Atacama, vai exigir habilidade na pilotagem assim como a gestão cuidadosa dos aspectos mecânicos. Com especiais mais longas, os competidores do Dakar 2014 vão ser constantemente obrigados a enfrentar condições extremas de resistência.

Honda CRF 450 Rally

hondadakar1_hrc_081020130143A Honda apresentou nesta terça-feira, 8 de outubro, a nova CRF 450 Rally, moto que será utilizada pela Team HRC, equipe oficial da marca japonesa, e também pelo brasileiro Jean Azevedo no Dakar 2014. Além de Jean, os pilotos Helder Rodrigues e Paulo Gonçalves, de Portugal; Joan Barreda, da Espanha; Javier Pizzolito, da Argentina; e Sam Sunderland, da Grã-Bretanha; serão os responsáveis por pilotar a moto.

O protótipo CRF 450 Rally é baseado na CRF 450X. O primeiro modelo foi testado no Dakar 2013 e gerou informações valiosas em áreas-chaves, como potência do motor, desempenho aerodinâmico, durabilidade e requisitos de manutenção, que foram usadas como base para futuras modificações no design e melhorias.

hrcdakar2014_hrc_08102013014116O modelo 2014 mantém a injeção de combustível programada (PGM-FI), sistema de injeção eletrônica de combustível que tem mostrado desempenho comprovado nas condições severas e altamente variáveis do Dakar. A moto será utilizada pela Team HRC e futuramente produzida também para outras equipes de rali.

As imagens do modelo 2014 foram mostradas pela primeira vez para imprensa mundial no Salão Duas Rodas, que ocorre esta semana (de 8 a 13 de outubro), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP).

Confira o vídeo com detalhes da moto:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s