Quem leva a melhor?

Jomar, Cascaes ou Bombadinho? Quem levará a melhor?

Jomar, Cascaes ou Bombadinho? Quem levará a melhor?

Os melhores pilotos do Brasil já estão na cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro próxima à divisa com Minas Gerais, para o ‘V Desafio das Torres‘, a grande final do Campeonato Brasileiro de Enduro. Na categoria Master, apesar da vantagem de Emerson Loth Bombadinho, a briga promete ser boa e bem intensa nos dois dias de competição deste final de semana, já que Jomar Grecco, segundo colocado, e Guilherme Cascaes, terceiro, prometem “ir pra cima”.

Foto: Revista PróMoto

Bombadinho – Foto: Revista PróMoto

O piloto Emerson Bombadinho chegou nesta quinta à cidade e já está concentrado pra prova. Sabe que apesar da vantagem, não pode dar bobeira. O piloto, apesar de morar desde 1994 no Paraná, nasceu na cidade de Nova Friburgo, no Rio, e espera contar com a torcida local para vencer a prova. Até porque, dependendo dos resultados, já pode comemorar o título no sábado, já que tem uma vantagem de 29 pontos para o capixaba Jomar Grecco e 33 pontos para o catarinense Guilherme Cascaes.  Emerson Bombadinho, com os dois descartes previstos em regulamento, tem 274 pontos, contra 245 de Jomar e 241 de Cascaes. As duas etapas deste final de semana não podem ser usadas para descartes,  o que faz a briga ficar mais emocionante, já que um mau resultado pode atrapalhar os planos de conquista do campeonato.

Jomar Grecco

Jomar Grecco – Foto: Revista PróMoto

Já o piloto Jomar Grecco, de Pedra Azul no Espírito Santo, vem embalado depois da vitória no Enduro da Independência. E o retrospecto no Desafio das Torres o favorece, ele foi o vencedor da prova no ano passado, em um pódio que teve 3 capixabas nas 3 primeiras colocações. Jommar Grecco em 1º, Sandro Hoffmann em 2º e Carlos Minet em 3º.  Guilherme Cascaes foi o 4º no ano passado e Bombadinho apenas o 10º.

Atual campeão, aliás, bicampeão brasileiro, Guilherme Cascaes promete uma prova arrojada. Este ano Cascaes começou liderando o campeonato e a briga pela liderança era com o mineiro Rodrigo Amaral. O mineiro se contundiu e abandonou o campeonato mas o catarinense de Tubarão viu Jomar e Bombadinho crescerem na disputa, principalmente por causa de maus resultados devido a lesões. Na etapa mineira em Patrocínio, chegou a abandonar a prova depois de uma queda. Apesar da terceira colocação e da diferença para o líder, ainda acredita na possibilidade de um terceiro título:

Foto: Revista PróMoto

Guilherme Cascaes – Foto: Revista PróMoto

“O campeonato acaba com o último PC (posto de controle) da prova. Vou para ganhar as finais e fazer a minha parte. As chances de título são poucas, mas ainda existem”, explicou o piloto.  “O enduro é sempre imprevisível e nesta etapa não há piloto que leva vantagem por ser da região. Ganha quem errar menos e espero encerrar o Brasileiro da melhor forma possível”, concluiu Cascaes.

Segundo a organização, as provas irão alternar trilhas de alta velocidade dentro de propriedades e em estradas abandonadas com trechos travados. Sergio Neves, organizador da prova, e Edmilson Campos, responsável pelo levantamento do percurso, estão caprichando e prometem realizar uma prova pra agradar a todos os pilotos.

Categoria Sênior Na categoria Sênior a disputa também promete ser acirrada. Estão na briga os pilotos paranaenses Tiago Kudlavies e Clécio Hiert. Thiago Coutinho Casagrande também tem chances matemáticas de ficar com o título. O paranaense de Campo Largo Tiago Kudlavies tem 261 pontos na competição e não tem descartes a efetuar, já que ficou as etapas do Rally Serramar sem pontuar, quando caiu e ficou de fora das duas etapas da prova. A soma dos pontos do piloto da cidade de Toledo/PR, Clécio Flávio Hiert, é um pouco mais complicada. Como organizador do Enduro das Cachoeiras, 6ª e 7ª etapas do campeonato, ele marcará pelos seus dois melhores resultados no campeonato – até agora um 1º e um 2º lugares. Com os descartes previstos, tem 252 pontos, 9 a menos que Tiago. Porém, se vencer pelo menos uma das etapas do final de semana, muda a pontuação para 255, ficando a apenas 6 do líder. Além de acelerar, terão que fazer contas no fim de semana. Tiago , que chegou na quinta-feira em Três Rios, garante não estar preocupado com as contas:

Tiago Kudlavies

Tiago Kudlavies – Foto: Supertrilha

Saímos na quinta bem cedo rumo a Três Rios. Graças a Deus a viagem ocorreu 100% e já estou concentrado para a prova. Tenho uma pequena vantagem para o segundo colocado, mas sei que vai depender apenas do resultado dessa prova pra decidir quem será o campeão da temporada! Então não quero me preocupar em fazer contas, quero apenas fazer o meu melhor, andar de moto  e focar na minha prova!

Categoria OVER 40 Assim como na Master e na Sênior, o líder do campeonato na Over 40 é outro paranaense, Claudio Hiert. O mineiro de Lagoa da Prata, Edson Maciel, atual campeão brasileiro,  vem na segunda posição. Cláudio tem uma boa vantagem, são 33 pontos de frente para Edson Maciel – haverá 50 em disputa no final de semana.

Categoria OVER 50 Na Over 50 a briga é boa entre José Alberto Scheid e George Parik, com diferença de poucos pontos entre os dois. Na soma total de pontos, e já considerando os descartes, Scheid tem 12 pontos de vantagem – 279 a 267.

Categoria Júnior Na categoria Júnior o campeão por antecipação é o capixaba Macksandre Boldrini. Ele já conquistou 248 pontos e matematicamente não pode mais ser alcançado por ninguém. O gaúcho Junior Capeletto vem na segunda colocação e Celso Zagonel é o terceiro.

Categoria Novatos A categoria Novatos também já tem o campeão definido. E assim como na Junior, o piloto é do Espírito Santo: o capixaba de Vila Velha, Marcos Soares Cardoso, é o campeão por antecipação. A briga é pela conquista do vice-campeonato, entre o mineiro Bruno Pereira Mourão e o gaúcho Tailor Maffini.

Programação:

Sexta feira – 27/09

18h – Recepção dos pilotos no Bob’s – localizado no Shopping Olga Sola, situado à Praça São Sebastião

21h – Briffing com Edi Campos sobre a prova do sábado, e sorteio da ordem de largada – somente entrarão nesse sorteio, pilotos com as inscrições antecipadas e pagas.

Sábado – 28/09

7h – Largada na Praça São Sebastião com vistoria das motos e equipamentos. 9h – Largada do piloto 01, com trecho de velocidade a partir do palanque de largada.

Domingo – 29/09

9h – Largada do piloto 01. Nos dois dias, a chegada será na Praça São Sebastião, com passagem obrigatória pelo palanque de largada/chegada com PC de roteiro.

17h30 – Divulgação do resultado final da prova e do Campeonato Brasileiro, com a premiação de todas as categorias

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s