Ibitipoca Off Road 2013: Melhor a cada ano!

Ipiranga ibitipocaNos dias 3 e 4 de agosto aconteceu umas das mais difíceis e tradicionais provas de enduro do Brasil, o Ibitipoca Off Road. E a prova deste ano aconteceu em grande estilo, batendo todos os recordes nestes 24 anos de história: a quantidade de pilotos inscritos passou dos 360 pilotos de motos e foram também mais de 60 carros competindo.

As tulipas no chão levavam até onde o material era distribuído aos inscritos

As referências no chão levavam até onde o material era distribuído aos pilotos

Na sexta-feira os participantes começaram a chegar em Juiz de Fora, cidade que é o palco de largada da competição, e já estava tudo organizado para a retirada do material de prova, como planilhas e GPS. O Ibitipoca Off Road é pensado nos mínimos detalhes e a organização sempre dá show. No chão haviam marcações como numa planilha e as referências levavam até onde o material era distribuído aos inscritos.

A prova era válida como etapa final do Campeonato Mineiro e serviu para definir os campeões mineiros de enduro de 2013.

Renato Furmann "Jeca Jóia" esteve presente e com seu jeito irreverente e divertido abrilhantou ainda mais o evento

Renato Furmann “Jeca Jóia” esteve presente e com seu jeito irreverente e divertido abrilhantou ainda mais o evento

Famosa em todo o Brasil pelo alto grau de exigência e pela organização, a prova é impecável em todos os sentidos e por isso mesmo, atraiu pilotos de  várias partes do país. Foram mais de 7 estados e 100 cidades representadas na competição. O norte de Minas esteve presente com 23 pilotos nas categorias Sênior, Over 40, Junior, Novatos e Duplas, com pilotos de Montes Claros, Salinas, Januária e Porteirinha.

Largada Promocional

Largada Promocional

Ainda na sexta feira os pilotos participaram da largada promocional, com todos os pilotos percorrendo as principais ruas da cidade de Juiz de Fora, fazendo um belo espetáculo para a população que acompanhava nas portas de casa e nos bares da cidade.

No sábado pela manhã os pilotos largavam, um a um, em direção as exigentes trilhas da região

No sábado pela manhã os pilotos largavam, um a um, em direção as exigentes trilhas da região

As trilhas do Ibitipoca Off Road são famosas pelo alto grau de dificuldade e que exigem, além de muita habilidade, um perfeito condicionamento físico por parte dos pilotos. Afinal, seriam quase 400 kms de muitas trilhas nesse dois dias de competição.

Bandeirantes Off Road - 2013119E depois de largarem em Juiz de Fora, os pilotos passaram pela região de Pirapetinga, onde fizeram o primeiro neutro do dia para abastecimento no Bar do Zé e depois seguiram em direção a Lima Duarte. Nesse trecho entre o Bar do Zé e Lima Duarte, um dos pontos altos da prova: uma subida com cotovelos e logo depois uma longa e complicada descida de pedras e degraus que fez a alegria de alguns e o sofrimento de outros.

E depois do neutro em Lima Duarte, seguiram em direção a vila de Conceição de Ibitipoca. Foram cerca de 190 kms nesse primeiro dia de muitas trilhas com todo tipo de terreno: barro, pedras, areia e matas fechadas.

Bandeirantes Off Road - 2013120Depois de pernoitarem em Conceição de Ibitipoca, o caminho percorrido pelos pilotos era o inverso do primeiro dia, com os pilotos passando por Lima Duarte e depois pelo Bar do Zé. A chegada prevista dos pilotos no pátio da Faculdade Suprema estava prevista para as 3 da tarde.

Supertrilha4198E não pensem que por ter exigido bastante dos pilotos no primeiro dia a organização amenizou as dificuldades no segundo. Pelo contrário, exigiu ainda mais dos pilotos, que enfrentaram grandes desafios pelo caminho.

A exemplo do 1º dia, o percurso foi bastante exigente e os pilotos tiveram que percorrer cerca de 180 kms. Além das dificuldades normais das trilhas, neste dia alguns atoleiros foram encontrados pelo caminho, dificultando ainda mais o percurso dos pilotos.

Bandeirantes Off Road - 2013122E depois de dois dias de competições, onde os pilotos tiveram que enfrentar quase 400 kms de muitas trilhas em cerca de 15 horas de competição, os competidores começaram a chegar no meio da tarde em Juiz de Fora.

Para o público, a festa de chegada começou no início da tarde. E enquanto os pilotos chegavam, todos puderam acompanhar de perto a apresentação de motocross freestyle da Equipe Ipiranga, com Fred Kyrillos, Marcelo Simões e Jeff Campacci.

Bandeirantes Off Road - 2013123  Bandeirantes Off Road - 2013124

A premiação no pódio para todas as categorias do Ibitipoca Off Road fechou o evento com chave de ouro. Confira abaixo os resultados da prova:

Ranking_Todas_IpirangaIbitipocaOffRoad2013Motos_net

Resultado_ProvaPG_Ibitidia1novo

Resultado_ProvaPG_Ibitidia2

Esta foi a 24ª edição do evento e Manoel e Thiago Resende, os organizadores do Ibitipoca Off Road, prometem uma festa ainda maior para o próximo ano, quando o melhor enduro do Brasil completará 25 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s