Stunt é reconhecido pela CBM e terá Campeonato Brasileiro: Rafael Caires estará presente.

Piloto Rafael Caires

Piloto Rafael Caires

As manobras radicais sobre motocicletas começaram a ser praticadas no Brasil na década de 80. Conhecidas como whelling, esses tipos de manobras também são chamadas de Stunt. Na verdade, muita gente pratica essa modalidade sem saber, a cada zerinho no asfalto, cada empinada com a motocicleta ou o famoso “RL” que muitos apaixonados por motocicletas fazem por aí.

Gustavo Ruas

Gustavo Ruas

No entanto essas manobras precisam ser feitas com segurança e consciência. E a melhor forma que a CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo viu para isso foi a profissionalização dessa paixão, com regras, campeonatos e incentivo. Isso será feito nacionalmente a partir de agora com a criação do Campeonato Brasileiro de Stunt.

A modalidade que se resume a acrobacias de solo sobre duas rodas foi homologada pela CBM e terá um Campeonato Brasileiro realizado já neste ano de 2013.

O reconhecimento da modalidade aconteceu durante a Assembléia Geral da entidade, realizada nos dias 2 e 3 de fevereiro em Mogi das Cruzes-SP. Leandro Callegas, o Veloz, que é presidente da Federação Brasileira de Wheeling, será o diretor da modalidade.

Nas etapas do Brasileiro da modalidade, o piloto se apresentará em duas baterias. Na primeira bateria o piloto terá cinco minutos para realizar manobras com motocicleta toda montada, inteira. Já na segunda bateria serão dois minutos e o grau dificuldade é maior porque o piloto já vem sem a parte da frente da moto.

A expectativa é de que o esporte seja ainda mais difundido a partir de agora, aumentando ainda mais o número de praticantes pelo Brasil.

Gil de Taiobeiras

Gil de Taiobeiras

Os praticantes do Stunt em breve poderão fazer a filiação pelo site da CBM para poder participar do Campeonato Brasileiro. A previsão é de que o calendário seja divulgado no mês de março.

MONTES CLAROS A prática do Wheeling, ou Stunt como passa a ser chamado o esporte, é uma tradição antiga em Montes Claros. Uma das primeiras equipes que se apresentavam por todo o norte de Minas era a  Força Livre Wheeling Team, que já teve como membros Romildo “Baianinho Voador”, Rafael Caires, Joãozinho, Diego Paulistinha, Dejair e até o campeão norte mineiro de Enduro Pablo Bororó.

Quem se mantém praticando o esporte até hoje e sempre faz apresentações profissionais pelo norte de Minas é o piloto Rafael Igor Caires. Patrocinado pela Antares Motos, concessionária Honda de Montes Claros, faz acrobacias em qualquer moto, desde uma Honda Biz até a CBR 1000, passando também pela CRF 250X.

Rafael treina constantemente desde a década de 90, e mesmo correndo algumas temporadas no Motocross e Supercross, nunca abandonou sua verdadeira paixão pela modalidade.

Rafael 3“Fiquei bastante animado com a realização de um campeonato brasileiro da modalidade. Vou intensificar os treinamentos e aguardar a divulgação do calendário. Se não der pra fazer todo o campeonato, com certeza em algumas etapas eu estarei participando” – disse o piloto Rafael Caires, que já está se programando para participar da prova do Brasileiro.

Confira abaixo um vídeo feito pelo Tico Cordeiro, do site Radical-X, numa apresentação de Rafael Caires na cidade de Mirabela no ano de 2009:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s