Enduro de Lassance – Uma Prova pra Entrar pra História

No último final de semana a caravana do Enduro Mineiro esteve presente na cidade de Lassance para a disputa da 13ª e 14ª etapas do Campeonato Mineiro. E quem esteve presente pode conferir uma das melhores provas dos últimos tempos, com muita trilha e médias muito bem colocadas. Fáusio Silva Bicho do Mato mais uma vez deu um show e fez uma prova impecável.

Fáusio Silva Bicho do Mato mais uma vez caprichou e fez uma prova de alto nível, elogiada por todos os participantes

Apesar do enduro acontecer só no domingo, os pilotos começaram a chegar na cidade na já na sexta-feira. E no sábado foi festa o dia inteiro. A noite, na entrega de materiais, até uma churrasqueira apareceu e os pilotos ficaram até mais tarde assando carne na praça principal da cidade.

Foram 95 kms de muitas trilhas, daquele tipo de prova que não dá tempo nem do piloto beber água do camelbak. Muita trilha no meio de matas, travessia de rios, subidas e descidas íngremes e muitos barrancos. E o ponto alto foi a famosa subida da serra de Santa Maria, apelidado pelos trilheiro de Morro do Cavalo. Depois do Morro do Cavalo os pilotos enfrentaram uma descida bastante longa, no meio de uma mata, com muitos cotovelos, raizes, pedras e degraus. E depois de muito descer, era só fazer uma curva pra direita, apontar pra cima e começar a subir. A região tem muitas trilhas com subidas e descidas travadas dentro de matas e é conhecida como Funil.

O neutro principal aconteceu na localidade do Brejo, onde os pilotos descansaram e se reabasteceram para enfrentar a 2ª parte da prova.

E a 2ª parte já começou do jeito que o povo gosta, uma grande subida com degraus e barrancos. E como tudo que sobe desce, depois da subida os pilotos enfrentaram uma descida longa com muita pedra. O retorno para a cidade de Lassance tornou a passar pelas descidas e subidas da região do Funil, só que dessa vez na ordem inversa da primeira parte da prova.

E se a prova foi considerada por todos nota 10, serviu para embolar ainda mais o campeonato. Na categoria Master o piloto Mario Vignate venceu a prova, com Álvaro Amarante em 2º e Rodrigo Amaral em 3º. Com o resultado Rodrigo Amaral viu a vantagem de 14 pontos que tinha para Vignate cair para apenas 7 pontos, faltando agora apenas o Ibitipoca Off Road para terminar o campeonato 2012. Álvaro Amarante subiu pra 3ª colocação no campeonato.

“Foi um saldo muito positivo, já que a trilha foi difícil e apresentou muitas pedras grandes e soltas”, contou Vignate. O evento contou com duas etapas, que juntas somaram 95 quilômetros. Amarante venceu a primeira e Vignate, a segunda, sendo que Rodrigo Amaral ficou em terceiro nas duas ocasiões. “Por conta do critério de desempate, que prioriza a vitória mais recente, eu saí campeão neste domingo”, explicou Vignate.

Na Sênior Allan Amaral venceu a prova e ampliou ainda mais a sua liderança no Campeonato. Pablo Bororó foi o 2º colocado e Marco Túlio Faria foi o 3º. Com o resultado Marco Túlio assumiu a 2ª colocação no campeonato.

Na categoria Over 40 a briga continua intensa. Noé de Oliveira venceu a prova, com Edson Maciel em 2º e Janjão Santiago em 3º.  Com o resultado, Noé de Oliveira e Edson Maciel permanecem rigorosamente empatados, inclusive nos critérios de desempate (número de vitórias, 2º lugares, etc). Janjão Santiago subiu da 5ª para a 4ª colocação no campeonato e ainda diminuiu a diferença para Serdiney Camargos, 3º colocado.

Noé de Oliveira elogiou muito a prova e o percurso escolhido:

A prova foi fantástica, com muitas trilhas e um bom grau de dificuldade, exigindo do piloto preparo físico, concentração e muita habilidade. Não imaginava que a região pudesse ter tantas trilhas com a qualidade que encontramos aqui. Nota 10.

Na categoria Over 50 José Antônio Fernandes venceu as 2 etapas da prova e subiu no degrau mais alto do pódio. Amilar Rodrigues foi o 2º colocado e José Eduardo Campos foi o 3º colocado. A diferença entre José Antônio e Amilar no campeonato é pequena e também será decidido em Ibitipoca.

E repetindo o que ocorreu nas categorias Master e Over 50, a categoria Junior também teve vitória de um piloto da cidade de Santo Antônio do Monte. O vencedor foi Gilberto Rodrigues de Souza, que venceu as 2 etapas. Gabriel Cordeiro ficou em 2º, com Sabrina Katana em 3º, Allan Jones em 4º e Bruno Donda em 5º. No campeonato Gabriel leva uma vantagem de 10 pontos para Gilberto. Allan Jones é o 3º colocado.

Além de ficar em 3º na categoria Junior, Sabrina Katana venceu a categoria Feminina e com isso é a 1ª campeã do ano, já que nenhuma concorrente pode mais alcançá-la.

Apesar de ter dificuldades para vencer o Morro do Cavalo, Sabrina também elogiou muito a prova.

Na categoria Novatos o piloto Alex Nunes, de Lagoa da Prata, foi o vencedor, ficando em 1º nas duas etapas. Wemerson de Paula, líder do campeonato, ficou em 2º e Deibson Gianine foi o 3º. O 2º colocado no campeonato, Rafael Lopes ficou com a 4ª colocação e Bruno Mourão foi o 5º colocado.

Resultados:

Resultado Enduro de Lassance

Resultado Etapa A Enduro de Lassance

Resultado Etapa B Enduro de Lassance

Tabelao Enduro de Lassance

A próxima prova, que servirá como palco da decisão do Campeonato, será nos dias 4 e 5 de Agosto, o Ibitipoca Off Road (Clique aqui para inscrições e mais informações).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s