Dakar 2012 – A atolada ainda está dando o que falar: Veja o vídeo completo, o comunicado da Organização e a opinião de Marc Coma

A atolada de Després e a possível “ajuda” da organização, que devolveu o tempo perdido ao francês e a outros pilotos, ainda estão dando o que falar. Desta vez quem resolveu dar sua opinião foi o espanhol Marc Coma, que se sentiu prejudicado com a situação.

Veja abaixo o vídeo completo da atolada de Cyril Després, Paulo Gonçalves e Paul Ullevalseter, que foi exibido pelo canal FOXSPORTS LATINOAMERICA.

E logo depois tem o depoimento de Marc Coma e o comunicado da Organização do Rally Dakar.

E tirem vocês mesmos suas conclusões:

O tempo que Després ficou atolado foi devolvido a ele pela organização do Dakar. Por causa desta decisão, ele lidera a prova neste momento.

Veja a declaração de Marc Coma:

“A etapa era difícil. Eu abria a competição e estava complicado, mas para todos. O espírito do Rally é precisamente este, encarar as dificuldades do percurso e superá-las o mais rápido possível. Entendo perfeitamente os interesses de Després e eu não tenho nada contra ele, mas me custa um pouco entender a decisão da Organização quando outros pilotos e até eu mesmo passamos por ali. É como se atolasse em uma duna de areia e devolvessem o tempo perdido. Isto vai contra o espírito da corrida. Espero que a ASO reflita um pouco. A decisão que o Diretor de Corrida tomou não está correta” declarou o piloto, que também acrescentou: “Não é fácil tudo isso. O risco que corremos em cima da moto é altíssimo e as decisões tomadas numa cadeira são muito fáceis. Quem corre os riscos sou eu e deveriam levar isso em conta. Foi um golpe e não é normal que isso ocorra, porque é a primeira vez que devolvem o tempo perdido desta maneira.”

Comunicado oficial da Organização:

 “Como consecuencia de las lluvias caídas tras el paso del vehículo de apertura por el cauce del río en el km. 10.8 de la especial, que estaba impracticable, los primeros pilotos quedaron frenados por el barro. Después del paso del séptimo piloto, los organizadores han modificado el trazado hacia un paso practicable con el objetivo de no bloquear el desarrollo de la carrera. En consecuencia, la dirección de la competición de motos ha decidido descontar los tiempos de parada de los siguientes competidores: 1, 2, 7, 3, 20, 6 y 14”.

A Després (#2) foram devolvidos 8m06s. A Paulo Gonçalves (#7) 9m34s. Rodrigues (#3) teve 2m36 de volta. David Casteau (#14) 45 segundos e Farrés (#20) 20 segundos.

Os outros dois pilotos que constavam no comunicado não foram “beneficiados”. São eles: Marc Coma (#1) e Paul Ullevalseter (#6).

Vídeo exibido pelo Canal FOXSPORTS LATINOAMERICA. A declaração de Marc Coma eu ví no Diário Esportivo “AS”, da Espanha (www.as.com)

Anúncios

5 comentários sobre “Dakar 2012 – A atolada ainda está dando o que falar: Veja o vídeo completo, o comunicado da Organização e a opinião de Marc Coma

  1. Estão fazendo uma campanha injusta contra o Despres. Realmente ele deu uma de Babaca com o Gonçalves, mas em compensação com o Zanol ele foi super gente boa e fez campanha para o Zanol entrar nos planos da KTM, ou seja ele não é tão sacana assim. O Marc Coma não tem o que reclamar, pois antes dessa etapa ele estava 9 min atrás do Despres e por causa do atoleiro ele terminou ficando 1,5 min na frente mesmo com o desconto.

  2. “Pergunto: Será que não seria possível “verificar” este atoleiro antes da largada???”

    Na verdade tem um carro da organização que passa pelo percurso antes dos pilotos, conferindo o trajeto. No Rally dos Sertões o “Coelho”, como é chamado, passa um dia antes. No Rally Dakar, se não me engano, passa com dois dias de antecedência. E a chuva caiu e fez o atoleiro depois que o carro passou…

  3. O fato é polêmico, porém há de se analizar os dois lados da moeda. Levando em consideração que a organização precisou “mudar” o percurso, penso ser justa a atitude, mesmo porque seu tempo deve ter sido prejudicado pelo barro no equipamento e desgaste físico para sair do atoleiro. Pergunto: Será que não seria possível “verificar” este atoleiro antes da largada???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s