Zanol erra roteiro e pode ser penalizado no Dakar 2012

Após a terceira etapa do Rally Dakar, realizada nesta terça-feira entre San Rafael e San Juan, na Argentina, Felipe Zanol aguarda uma penalização para confirmar os resultados. O piloto brasileiro, que começou o dia na 15ª colocação na classificação geral das motocicletas, manteve a tocada entre os ponteiros da corrida, mas deixou de passar por um posto de controle.

A etapa incluiu 270 quilômetros de especial, além de 293 km de deslocamentos:

“Foi um dia duro, extremamente cansativo. Passamos por muita pedra e pelo leito de um rio. Eu estava indo bem, bastante tranquilo, fazendo uma pilotagem segura”, contou Zanol.

Sem a penalização, o mineiro que participa pela primeira vez do Dakar fez o 13º lugar na terceira etapa (tempo de 4h7min48), o que o colocaria na 14ª colocação na classificação geral (tempo acumulado de 8h5min22).

“Foi uma pena, mas tudo para mim é aprendizado por tratar-se da estreia no Dakar. Eu percebi que havia perdido a referência e fiquei na dúvida se poderia voltar – e acabei seguindo o caminho. Era melhor ter voltado. Certamente foi um aprendizado grande, bastante importante para seguir na prova”, explicou.

A navegação por bússola CAP, utilizada no maior rali do mundo, é novidade para Zanol:

“Tenho apanhado um pouco da planilha, mas tenho certeza de que vou me adaptar totalmente o mais rápido possível. Esta não é a única dificuldade, já que o calor está insuportável por aqui – e disseram que no Chile está mais quente ainda. O Dakar é isso mesmo, temos que ir superando as dificuldades diariamente”, concluiu Zanol.

Nesta quarta-feira, os competidores seguem para Chilecito, na Argentina, com uma especial mais longa: 326 km. De acordo com a organização, a planilha trará ainda mais armadilhas, sendo que o trajeto inclui 388 km de deslocamento. O Dakar 2012 possui 14 etapas e 8.363km de percurso no total, sendo 4.406 de especiais. A corrida termina no dia 15 de janeiro em Lima, no Peru.

Felipe Zanol é piloto da equipe KTM Brasil com patrocínio de Red Bull, Cia do Terno, ASW, Rinaldi, ATS Informática, Mobil, SEEJ e Vedamotors, além do apoio de Água Mineral Ingá, Mr Pró e Brasil Moto Tour.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s