Pilotos de Fim de Semana

Achei esta matéria no site MOTOX e achei interessante. Apesar de falar sobre pilotos de Motocross, se encaixa perfeitamente aos demais pilotos:

“Ando de moto no fim de semana e participo de algumas corridas para me divertir um pouco”.

Acredito que esta seja a frase que mais ouvimos dos pilotos de motocross no Brasil atualmente. A prática de esportes, ainda que seja esporádica, deve ser incentivada mas sempre com cuidado. Os ”treinos” ou competições realizados pelos pilotos apenas aos finais de semana, são do ponto de vista de alívio do estresse do dia a dia, uma excelente terapia e não devem ser desestimulados. Por outro lado, é importante salientar e alertar dos possíveis ”riscos” à saúde que esta situação pode provocar.

É melhor avaliar estes riscos com o objetivo de eliminá-los afim de garantir a prática tranqüila, evitando assim possíveis lesões músculo articulares ou mesmo cardiovasculares. Quando o piloto está se divertindo na pista e muitas vezes “acelerando forte” com seus colegas, a atividade por si só pode lesionar grupos musculares importantes e também desencadear uma ocorrência para uma possível manifestação de doença desconhecida, podendo até ser fatal. Pilotos que só treinam nos fins de semana deveriam obrigatoriamente prevenir-se para não estragar estes momentos de lazer.

Pensando nisso, procurei listar algumas orientações e dicas para aqueles que só praticam nos fins de semana:

1. Conheça o seu corpo realizando uma avaliação física e médica afim de saber a real condição física que você tem. Mesmo que não sinta nada! Avalie as antigas lesões. Recupere-se totalmente antes de voltar a pilotar. Não pilote machucado!!!

2. Se você acha que apenas “treinar” nos fins de semana é suficiente, está muito enganado. A prática regular de atividades físicas promove a melhora do condicionamento físico, melhor performance nas pistas e é o melhor caminho para a prática esportiva saudável.

3. Manter um bom condicionamento físico garante a prevenção para as atividades intensas que a modalidade exige. O organismo normalmente não está apto para a alta intensidade que um treino de fim de semana exige.

4. Procure sempre ir para o treino com algum colega, afim de estarem juntos para alguma emergência.

5. Procure saber se existe algum serviço médico de emergência por perto.

No mais, o que importa é se divertir com a sua moto e com seus amigos com segurança e tranqüilidade. Se estiver tudo bem e seguro, o esporte só irá acrescentar saúde física e mental proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Bom treino!!!

Roberto César de Oliveira
Prof. de Educação Física e Fisiologista
Mestre pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina
Contato: (11) 9119.9908 / (11) 3501.0322 ou performa@uol.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s