CRF 230 X TTR 230

crf-2008.jpg   yamaha_ttr_230.jpg

Alguns dias atrás tive a oportunidade de testar a nova TTR 230 da Yamaha. Coloquei em um post lá embaixo que depois colocaria aqui minhas impressões. Nesse meio tempo, recebi várias ligações e muita gente me perguntou a minha opinião e as diferenças entre as duas, a CRF da Honda e a TTR da Yamaha.

Em vez de apenas colocar aqui a minha impressão sobre a TTR, farei diferente. Colocarei a minha impressão sobre ela ( já falei aqui as minhas impressões sobre a CRF no post: “Test Drive – CRF 230”) e farei uma análise entre as principais vantagens e desvantagens de ambas.

Quero aqui dizer, antes de começar a entrar nos detalhes, que é apenas minha opinião pessoal, às vezes o que é um ponto negativo pra mim pode ser positivo pra outro ( e vice-versa).

Confesso que apesar de ser um amante das motos 2 tempos, fui surpreendido com essas 4 tempos. Já estou andando na CRF há quase 3 meses e já andei perto de 1.500 quilômetros, enquanto com a Yamaha não andei mais que 30 minutos, mas deu pra ter uma noção das diferenças, já que desci de uma e subi na outra imediatamente. Vale aqui outra observação: estava andando na CRF 2007, e a 2008 já tem algumas mudanças, como guidão mais alto e mais largo.

Estava fazendo uma trilha com alguns amigos, enquanto Fáusio “Bicho do Mato” Silva realizava seu “Desafio do Ano de Enduro Fim”. Aproveitei e participei com a CRF. Depois de fazer duas voltas pelo circuito, cheguei ao Bar do Fernando, onde a DN Motos estava realizando o Test Drive da TTR. Desci da CRF e subi na TTR.

De cara já senti a diferença de posição das duas motos. Achei a pedaleira da TTR mais próxima do banco, com isso as pernas ficam mais dobradas. Eu que não tenho nem 1,70m já senti a diferença, acho que quem for maior que eu vai sentir mais. Tirei essa dúvida na semana passada quando pude medir a distância da pedaleira para o banco e a CRF tem 4 centímetros a mais que a TTR.

Saí com a TTR e aproveitei, já que estava tendo o Enduro Fim, pra marcar meu tempo na TTR, já que havia feito o mesmo percurso na CRF. O fato é que com a TTR consegui baixar o tempo em 9 segundos (TTR: 3min 06seg / CRF: 3min 15seg). Considerando que já conhecia o percurso por ter dado 2 voltas com a CRF, a tendência era mesmo baixar o tempo, mas acredito que o trecho, por ser com piso irregular, favorecia a TTR por causa da suspensão dianteira, uma vez que ainda não havia preparado a suspensão da CRF.

Quanto às principais diferenças entre ambas, vamos lá:

Enquanto a CRF tem um motor melhor em baixas e médias rotações, melhor para trilhas mais travadas, a TTR tem uma melhor resposta nas altas rotações.

Outra diferença que percebi de imediato foi em relação às suspensões dianteiras. A CRF tem um amortecimento frontal mais progressivo e maior rendimento no final de curso (como nos saltos ou em maior velocidade). Já a TTR tem uma melhor resposta nos pisos irregulares (como costelas e erosões).

De resto, pouca diferença entre ambas. Freios, suspensões traseiras, estabilidade, aderência… Tudo muito parecido.

Querem que eu saia de cima do muro? Quer saber qual a melhor? Na minha opinião não existe a “melhor”. Vai depender do gosto de cada um. A diferença entre as suspensões pode ser alterada com um bom ajuste ou preparação – a minha CRF por exemplo tem a suspensão preparada pela Motosmar. Se quiser alterar a resposta para baixas ou altas rotações, também é possível alterar a relação secundária (coroa/pinhão). Posso dizer que pessoalmente, fico com a CRF. E quem for maior que eu, também acho que a CRF é a melhor escolha já que a diferença principal, que é a distância entre as pedaleiras e o banco, não dá pra alterar… 

205 comentários sobre “CRF 230 X TTR 230

  1. eu tenho uma ttr230 ja esperimentei outras motos inclusive a cf230 notei uma pequena diferença nas motos numa trilha a crf ten tendencia de querer empinar mais que a ttr acho q isso se deve a minima diferença de comprimento delas, e notei em uma subida melhor desempenho da crf ja que a maioria das ttr cortam se nao fizer a troca de marchas certa, pra mim a crf ganha na subida ,mas a ttr ganha na velocidade em outros lugares ,ou seja a suspençao da crf e mais dura (pouca coisa) sao motos muito parecidas vai depender do piloto ae agora ,mas como alguns falaram as suspensao de ambas podem ser mexidas , eu optei pela ttr por conta do meu peso e altura ja que sou magro e meso 1,70 mas pra quem e alto aconcelho a crf , o que a ttr perde com carburador ganha no conforto e velocidade ,o que a crf perde com suspensao ,ganha com arrancadas e bom desempenho em subidas inclinadas , mas atençao isso varia de moto para moto, preferi a ttr por ser mais bonita tambem ,as duas sao otimas , e e so um observaçao que fiz vlw SIDNEY

  2. As motos sao parecidas ambas precisam de ajustes conforme o piloto, tenho uma ttr a dois anos otima moto, carburador nao presta do resto e otima, quanto a manutencao e como qualquer moto… Tem tudo disponivel… A roupa somente original… Mas nao quebra. Qual e melhor o corinthias ou palmeiras?

  3. Ola pessoal.
    Gostaria de saber uma opinião de vcs.
    Bem, a uns 4 anos eu tinha uma ttr 230.
    Dai vendi ela e nunca mais fiz trilha.
    Agora estou querendo retornar as trilhas, mas oque acontece.
    Estou em duvida entre a ttr e a Crf.
    Tipo conheço apenas a ttr, e alem disso na época em questão eu era mais magro.
    Hoje estou pesando 114 kg.
    Qual moto seria melhor aconselhável para mim com meu peso atual?
    Desde já agradeço a atenção.

  4. Olha amigo ja tive ttr 230 , tornado, importada 2t, e ando muito de crf dos meus amigo, mais cara a melhor moto nacional e a ttr 230, e uma moto, para trilha com mais velocidade final, para motocross so trocar a coroa para 50 ou 51 dentes , e boa para rally, e essa coisa de dezer que as pecas sao dificio nao exeste , para que serve o computador, e a velocidade final com a coroa 46 dentes e +-135 km no estradao falou cara .

  5. ola meu rei meu nome é Adriano Terryer eu quero compra uma moto, mais estou em duvida em abas vc poderia mi ajuda meu face é adriano terryer meu whatsapp 09991538623 des de ja agradeço sua opnião.

  6. Concordo Leo, tbm tenho uma ttr230, nada contra a crf, show de moto, mas, ao meu gosto a ttr230 é melhor, mais macia, anda bem, não me da manutenção, e o fato, é mais cara a manutenção, é, e dae, vale a pena o investimento pq alem de sem mais bonita é mais comfortável.

  7. os cara que usa a crf porque e mais barato e claro a crf e uma xr melhorada o que vc me pergunta. so a camisa e o cabechote e maior do que o da xr 200. ate a carburacao e quase a mesma pode coloca o carburador da xr que da play, e isso os caras que praticar trilha , motocross , emduro mais nao querem dar a manutencao certa para a moto ai sai desemdo que a crf tem o melhor custo beneficio e cabe quase todas as pecas da xr da nela ae os cara comprao as pecas peba que nao durao nada comparacao sinples. pitao 100,00 biela 130,00 disco de embreagem 35,oo

  8. tenho uma ttr 230 um pouco mais de 1 ano ja andeia na crf moto mais baixa, pede macha mais rapido, velocidade final de 115 km, ja a ttr mais alta o tanque um pouco mais largo, da pra fimar o juelho legal no tanque mais final a minha com a coroa 49 dentes original chega a 130 km com freio trazeiro melhor, melhor nais curva so perde um pouco no torque mais como a minha ta com o carburador da tornado a hirtoria e outra, mais rapida que crf 230, lander, tornado, xr 200, e no motocross ainda fais raiva a crf 250r com coroa 50 dentes .

  9. Artur, queria fazer essa experiência em minha TTR 230. Esse pinhão de 11 dentes é de qual modelo da Agrale? Quanto à coroa, precisa modificar?

  10. Puxa Gilberto, ainda não tinha notado estas suas 02 observações. Vou passar a observar nas CRFs dos colegas. Pois é, coloquei meu comentário há mais de 02 anos e a motoca continua como nova. Até agora só troquei pastilhas de freio e a relação que pretendo trocar somente agora. Fora isto, só trocas de óleo a cada 30hs. O próximo passo será trocá-la numa nova, apenas se houverem alterações substanciais em um novo projeto. Satisfação total!

  11. Fala galera! Bom comprei hoje uma TTR ano 2008 com freio traseiro à disco e guidão da OXXY (por sinal muito show). Para quem estava acostumado a andar de Tornado (ano 2003) até que foi uma boa troca. Tem hora que parece que estou andando de bike. Ando lendo que a CRF-230 vende mais, dura mais, peças mais em conta, etc…
    Como já citado pelo Fernando muitas pessoas que falam para não comprar nunca teve ou andou na TTR-230. Futuramente entrarei em contato para esbouçar minha alegria ou tristesa.

  12. Fernando, andei de CRF 05 anos. Já tive 04. Andei na TTR, de uma amigo na trilha, uma vez. Fiquei encantado. Tanto que troquei a minha CRF numa TTR novinha. Dessa última, que saiu com o paralama traseiro branco. Você viu como ficou bonita? Já fiz três trilhas com ela. Posso te adiantar que nunca mais pretendo voltar pra CRF. Bem, vamos ao verdadeiro motivo desta resposta, que é o de denunciar, além de outros defeitos, os principais pontos negativos da CRF. Que, aliás, eu quero te lembrar, que você esqueceu de comentar, já que você também já teve várias CRF, e, certamente, conhece e passou pelos mesmos aborrecimentos que eu. O primeiro, é aquela famosa embolada, ou engasgada, que ela apronta nas arrancadas de morros, e, o outro, detestável, é o fato de ela não entrar a primeira marcha, sem parar, também nas subidas mais íngremes. Fala a verdade, tem que ser artista pra engatar a primeira marcha. Já tomei vários tombos quando ela voltava, de ré, e já vi vários amigos cairem também. Inclusive, um que é considerado o melhor da região. O carburador e a caixa da TTR são muito bem feitos e funcionam muito bem. Finalizando, pra não aumentar mais o assunto, o acabamento da TTR e o visual dão um show. Acredito que em pouco tempo ela vai tomar o lugar que ela merece nas trilhas. Outra coisa, acho que eu posso colocar esses comentário, sem medo. Afinal, eu já tenho 26 anos de trilha. É bastante experiência, não. Abraços, e garanto que nós não vamos nos arrepender de ter trocado pra TTR. Valeu.

  13. Matheus, andei de crf 05 anos, tive 04 motos. Boa. Andei na ttr, de um amigo, numa trilha. Troquei a crf na ttr. Novinha, 2013. Já fiz 03 trilhas com ela. Espero nunca mais comprar a crf. Sabe por quê? Por dois detalhes que você esqueceu de comentar. O primeiro, é aquela famosa embolada que o carburador faz nas arrancadas de morros e o segundo, e detestável, é o fato dela não entrar a primeira marcha , sem parar, nas subidas. Horrível, cansei de cair da moto quando ela voltava, de ré, e vi vários amigos cairem também . A ttr é toda melhor e mais bem feita, mas o carburador e a caixa de marcha dão um show na crf. E o visual, hem?

  14. ja tive crf 2007 -2009-2012,sempre tive vontade de comprar uma ttr e nunca tive coragem,amigos me falaram para não comprar,pq não presta ,mas a maioria se quer andou em uma.Faço algumas trilhas ,ando mais em pista de motocross.
    posição de pilotagem realmente a ttr tem as pedaleiras mais alta favorecendo mais o posicionamento para ficar em pé na moto,as importadas são assim ,o banco da ttr é um pouco mais duro e a suspensão traseira tbm,fiquei surpreso como a ttr (na minha opinião) é melhor de curva.meu amigo compro uma crf 2013,e a minha ttr tbm 2013 compramos na mesma semana,na arrancada vai junto com a crf ,mais não é mais forte como muitos falam,a crf um pouco mais nervosa de baixa ,trocamos de moto para andar,notei que a crf tem a frente mais boba empina mais fácil,talves por isso gostei mais da ttr de curva,minha 2 ultimas crf quebraram a caixa 2 vezes,e a embreagem tbm não durarva muito e trincou o quadro da 2009 2 vezes.sempre troco oleo e limpo o filtro.resumindo estou muito contente com a ttr,coloquei um escape 788 powercore da pro-tork e um guidão ,agora vamos ver no quesito durabilidade,pois a moto é nova ,só saberei mais tarde,agora das 20 motos no gate sou o único de azul.heheheh

  15. Tenho um quadri, porem o pessoal todo por aq (Chapecó-SC) tem moto pra trilha, entao com o quadri nao passo por todos os lugares devido serem muito estreitos. Por isso estava em duvida entre a CRF e a TTR, apos, conversar com o pessoal que tem ou ja teve uma das duas e de ler os comentários aq vou pegar a ttr, ja andei de CRF porem nao gostei muito da suspensão e o banco dela é muito desconfortável já q vou usar ela tanto na trilha quanto pra me locomover pelas estradas do interior.

    Daq uns dia coloco aqui minhas impressões referente a azulzinha

  16. Opa Galera!

    Sou amador e vou colocar minha opinião sobre as duas motos :

    TTR – Usei por uns três anos, na verdade vendi dia 27/01/2013. “Nunca quebrou nem me deixou na trilha”. Marchas longas, suaves e macias. Suspensão dianteira mais confortável nas trilhas!
    Pontos negativos : Quando comprei vinha sem farol, as pedaleiras altas e ficava com os joelhos muito dobrados, manutenção cara e poucos acessórios disponíveis. Minha cidade não tem autorizada, quebrei uma manete e nem em Salvador encontrei. Demorou 40 dias para chegar!

    CRF – Comprei dia 24/01/2013 e fiz a minha primeira trilha, ainda estou com conclusões primárias. Motor mais travado demostrando força nas primeiras marchas. Pedaleiras mais baixas, logo meus joelhos ficaram menos dobrados e mais acomodados.
    Pontos negativos : Suspensão dianteira dura, mais travada nos estradões!

    Optei em comprar a CRF pela praticidade, em minha cidade tem concessionária Honda e todas as lojinhas aqui vendem peças!

    Tenho 1.80 e 78 Kg

    Cássio

  17. Tenho uma CRF-230 e meu pai tem uma TTR-230, gosto muito da minha CRF mas a suspensão da CRF é muito dura, já a da TTR é bem melhor, e a diferença de motor é muito pouca, a CRF tem mais força de de arrancada mas de velocidade final a TTR é mais velos.

    Ou seja TTR é melhor em suspensão e em velocidade, já to querendo me livrar da CRF e comprar uma TTR.

  18. TENHO UMA TTR 230 E MEU SOGRO TEM UMA CRF 230 FUI PRA TRILHA NA CRF DELE !! SOFRI MUITO COM A SUSPENÇAO DA CRF CHEQUEI QUEBRADO EM CASA NAO GOSTEI NAO !! AGORA COMPREI UMA TTR 230 PRA MIM ELE E BEM MELHOR PRA SUBIR E NEI TEM COMPARAÇAO COM A SUSPENÇAO !!! TTR E MUITO BOA

  19. Pelo o amor de deus pessoal me ajudem aqui
    Eu Tenho 13 anos e faço trilha com a moto do meu avó
    Nz Shaara 350 é uma baita moto mais ai como é do velho nem posso acelerar direito i ja me acostumei com o peso
    Tava querendo uma so pra mim sem ninguém pra encher o saco i acelerar mais to em duvida ttr230 ou crf230
    Help ajudem-me por favor

  20. Vou comprar já a minha e como eu gosto de motocross e como ele disse a TTR dá mais rotação ( força ) na alta eu vou ficar com a TTR 230 pq eu vou acelerar bastante quando for sair do paredão direto para a rampa então ela vai me servir melhor e como eu sou pequeno e a pedaleira é mais alta é melhor pra mim… Obrigado

    Netin # 5

  21. Salve salve galera !
    Bem, eu acho que moto não é só uma questão de quem e melhor e sim do que lhe agrada mais e combina mais com vc no estilo de pilotagem, tem gente que faz trilha mais em pé, outros ficam mais sentados e por ai vai, quanto a TTR230, tenho a minha a 4 anos e meio, e posso garantir que essa moto nunca quebrou, a unica coisa que faço nela é a revisão a cada 6 meses, onde a oficina da uma regulada em tudo e troca o oleo, quanto ao peso que ela suporta posso afirmar que ela suporta muito sem perder rendimento, pois tenho 115kg e 1,80 de altura e a moto me atende com folga, já tive varias motos pois faço trilha a 15 anos, mais de longe a TTR foi a que mais se adaptou a minha pessoa, mais como disse” se adaptou a minha pessoa ” sugiro que antes de comprarem qualquer moto façam um testdrive, pois não adianta perguntar par um ou para outro já que ninguem vai denegrir o que tem.

  22. A TTR é bem melhor que essa CRF, primeiro que eu tenho uma, e posso dizer: nunca uma CRF chegou pelomenos perto de me vencer, eu digo e repito a TTR é um verdadeiro dragão de força, já a CRF é um patinho boiando na lagoa kkkkk

    Muita pessoas falam que a honda é uma marca melhor que a yamaha, se foce teria pelomenos uma moto da honda nessas competições de moto-cross, agora vai ver se tem yamaha, quse todos os pilotos proficionais usam yamaha, com serteza a yamaha aguenta bem mais casete do que a CRF sinha, ela é tão fofinha que um amigo meu bateu o motor da CRF dele tentando subir uma pequena duna kkkkk

    CRF é uma MERDA!

  23. Profissionalmente falando, vejo que cada um tem uma opinião bem formada, mas , você vai saber qual a melhor p/ você depois que testar as duas , analisando seu peso , altura , estilo de pilotagem e envergadura . A CRF e a TT-R são muito parecidas em ficha tecnica , e so podemos avaliar qual a melhor de acordo com o piloto. Então provavelmente , talvez , talvez , gordinhos e baixinhos rendão melhor com a TT-R , e os mais altos e não tão pesados , rendão mais com a CRF . Enfim, claro que isso é so uma analise nem lá , nem cá .
    Mais descubra oq você faz de melhor como piloto , e explore na qual lhe traga melhores resultados ! (Obs: Manutenção Yamaha, é mais cara que a Honda, mais também pequenas diferenças.)

  24. meus amigos deixo bem claro para vcs eu ja teve ttr e agora tenho crf 230 e mais moto estou muito satisfeito com a moto e a moto ideal manutensao barata e nao quebra e a moto

  25. tenho 2 crf e 1 ttr.nao troco a ttr por nenhuma crf.tenho 1 crf original e a outra é 290.quando vamos pra andar mesmo a crf 290 da uma pegada a mais,mas hora q chega as curvinhas da vida ja era a 290.a ttr vc brinca e pelo menos a minha é td muito mais macio,desde a susp,embreagem e até o banco..outra aspecto q gosto na ttr é q ela cansa bem menos q a crf..até estou vendendo uma moto pois uma esta sobrando mas só vendo umas das crfs..

  26. e aí galera!! bem, estou prestes a comprar uma moto de trilha, mas estou em dúvidas quanto a moto. TTR-230 ou CRF???? Tenho 31 anos, 63kl e 1,65 de altura. Pela minha altura qual moto vçs me aconselhariam a comprar?? Apesar de ter me apaixonado pela TTR-230, essa moto é linda véi!! Abraços e aguardo resposta.

  27. aqui na minha regiao só tem 2 ttr.a minha e a de um amigo.tem umas 20 crf original e preparada.sabe quem ganha a trilha??? quem anda na ttr.a ttr só foi colocada um comandinhoe feito carburaçao.da um baile nas crfs 240,250,290…fora isso q as nossas ja fazem 2 anos de trilha todo final de semana de 4 horas e nunca,,NNUUNNCCAA foi pra oficina pq quebrou..alem de ser 1000,00 mais barata e na minha opiniao mais bonita..nao troco a azulzinha por nenhuma vermelhinha..

  28. Bem acho que posso optar pois ja faz 2 meses que estou com minha TTR 230…. Não trocaria em uma CRF, mesmo com todos da minha região preferirem CRF…..Fui trocar a manete de freio achando que seria muito mais caro que o da CRF, e surpresa, a menete de freio da TTR era metade do valor da manete da CRF….acho a TTR muito mais Macia e com um torque em alta muito melhor….Mas como ja disseram, tudo depende mesmo da peça que fica atras do guidão! A manutenção não é cara, so depende de cuidar bem como qualquer moto.

  29. vcs saõ bando de otario.as duas são boas solamente a ttr e mas cara a manuntenção. vcs só podem comprar motos se avaliar o peso da pessoa q vai usar. na pilotagem..essas motos só se dão bem abixo de 80kg. vai na minha sou piloto profisional de teste.

  30. pow eu tenho 18 anos tenho uma xr200 preparada pra motocross ela é muito boa em relaçao á força e velocidade axo ela mt boa…..mas tem aquela questão néh!!!ñ adiamta uma boa moto se ñ tiver um bom piloto…axo q um bom piloto se sai bem em qualquer moto em bom estado de consevaçao desde que preparada pro tipo de esporte que ele queira fazer…esse problema eu ñ tenho..é lógico q sinto algumas diferenças + algumas pessoas julgam uma pior que a outra,isso ñ existe…existe sempre aquela moto q vc se sai melhor…pra vc se acostumar com uma moto é necessario muito treino e tempo…sou piloto de trilha e motocróss e trilha e ñ tenho nada a reclamar da minha xr é uma moto mais em conta e tb mt resistente pra pessoa q sabe tocar……

  31. po eu to querendo compra uma moto para eu fazer trilha e motocross, muitos amigos já me indicaram a CRF, mas depois desses comentários e pesquisas que vocês postaram, estão me deixando em uma dúvida gigantesca, agora já não sei mais qual pegar.kkkkkk
    obrigado pelas dicas de vocês
    abraços
    Bernardo

  32. estou afim de uma moto boa pra trilha e, á dias que pesquiso a crf 230 e attr 230.já vi várias opniões e comentários a respeito das duas e e pelo fator beleza e durabilidade a ttr está me seduzindo.a única dúvida que tenho é quanto ao mercado de peças da ttr, que é bem mais difícil e mais caro. Com tudo, eu acho que a moto certa mesmo é a TTR.

  33. aew galera tenho uma ttr 230, botei nela um cabo da bosteer que da mas torque na hora da arrancada e um CDI sem limitador de giros a bichaa ficou mt invenenada hehe\

  34. Amigo gostaria de saber se vcs me indicaria uma loja que tenha peças da ttr230, pois no rn e muito dificil, obrigado

  35. Olá pessoal, como havia prometido, após cerca de pouco mais de um ano de convivência com uma TTR 230 e utra CRF 230, postarei aqui algumas observações que julgo úteis numa eventual dúvida em relação a escolha entre estas duas motocas.
    Pois bem, falando inicialmente da incaracterística mais marcante em relação à diferença de ambas, poso falar que a CRF tem mais torque em baixa rotação, tendo uma saída mais nervosa em 1a e 2a marchas, depois disto, só dá TTR, que é muito mais elástica. Quanto a suspensão, nota-se que a TTR é mais macia, transmitindo menos vibração para o piloto, na CRF a vibração é sentida principalmente na dianteira. Para trilhas mais travadas a CRF leva uma pequena vantagem por sair com o motor mais cheio, gerando mais “grip”, proporcionando uma melhor saída de curva, em compensação, esta se torna mais solta em capim e grama molhados, bem como em lamaçais, ao passo que a TTR é mais “assentada” , principalmente por sua traseira um pouco mais baixa. A CRF costuma fumar precocemente, a TTR já possuo a 01 ano e nunca vi sinal. O Ronco da CRF é mais encorpado e, portanto mas gostoso de se escutar, a TTR por sua vez, possui ma centralina no silencioso que pode ser usada para fazer menos barulho em pequenos deslocamentos ou funcionamento em áreas urbanas. A posição da pedaleira mais baixa da CRF da um pouco mais de conforto para os mais altos,posto que a da TTR é um pouco mais alta. Particularmente não gosto muito da posição de pilotagem da CRF q acho muito próxima ao guidão dando ma certa insegurança, prefiro a da TTR que é mais próxima do centro de gravidade da moto. Por fim, considero o acabamento das peças da TTR melhores que a CRF, o “pênalti” aki vai para os raios traseiros muito frágeis, já que são de 3mm, o melhor seria usar o reforçado de 4mm. Ja em relação à manutenção e peças é mais fácil encontrar para a CRF e por um preço mais acessível, entretanto, como tenho visto a CRF necessita de uma manutenção mais regular, principalmente no motor que não é tão durável quanto o da TTR. Em relação ao visual não tem comparação a TTR é muito mais bonita e atual. Posto isto, dou meu veredito à favor da TTR230, uma bela máquina que no geral leva uma pequena vantagem em relação a CRF.
    No mais, o resto é “bairrismo” Honda x Yamaha. Mas, quer saber mesmo minha opinião: A “Azulzinha” é simplesmente apaixonante, sem falar da exclusividade e do prazer de não ser apenas mais um na multidão.
    Foi paixão à primeira vista que se concretizou em tê-la, poder sentir o prazer em pilotá-la…
    Não trocaria minha TTR numa CRF nem a pau!!!!

  36. sou muito mais Ttr pois seu motor dura mais que o da crf é mais bonita e éu tambem sou apaixonado por yamaha.valeu. Júlio divinopolis mg

  37. ola galera,tenho uma dt 180 quando ela não estraga nas trilhas ela e bem boazinha, vou compra uma Ttr 230 pois sei que e show bem melhor que crf que começa fumar bem mais rápido. Valeu. Júlio divinopolis mg

  38. ola gal trilhera tive 2 crf fumasaram em um ano comprei uma ttr 230 ja fas dois anos numca bateu nem valvolas entao ja jega de nome vamo a magna a ttr e muito melhor digo e garanto ganhei doas competissoes com ela moto boa e forte e resestente eu so comprava homda mais agora so da yamaha galera essa e minha opiniao meu nome e ranykon moro no maranhao e piloto prosisinal um abraco .

  39. Eu concordo com uns aé a HONDA ultimamente esta tendo so nome msm
    pois eu tinha uma XRE 300 e pq.p so dava dor de kbeça
    assim q deu os 3 mil KM rodado
    começo a vazar oleo no motor
    e levei na consercionaria para arrumar e ainda continuo assim!!
    Aee optei em trokar dpois de 5 meses de uso para a Lander XTZ
    nossa a moto e uma maravilha
    até agra não deu muita dor de kbeça igual a xre300
    e cendo q qndo eu qroo fzer uma trilha so troco as roda mortad para off road!!!
    E a moto anda pak’s!!
    E não e tão pezada enquanto a xre 300
    Preferia a Tornado 250cc
    msm
    q a xre 300
    vacilo da honda ter feito isso com nos amantes da tornado!
    Em flar de TTR230 x CRF230
    Eu gostei muito das duas
    na verdade acheii muito parecida
    apezar deu ter achado a CRF com uma rancada mais brusca
    as 2 primeiras marchas dla, nossa nen se fla a bixa ranca muito!!
    Só q dpois disso… jah perdi para a TTR
    achei isso né!!

  40. honda hoje em dia so ta tendo nome porque essas porcarias da bross nao para de estragar a engrenagem da terceira e outras ate toda a caixa de marcha.pra voçes terem ideia uma bross 150 2010 com 8.000km rodados ja ta passando oleo eoutras com problema na injeção tenho uma xtz125 2008 com mais de 35.000km rodados sem fazer o motor e so trilha pau arriado a fan125 2009 não deu conta com ela no asfalto a fan de 120por h e a xtz ultrapaçou ela por isso prefiro a yamaha porque honda e so onda

  41. eu tinha uma tt-r 125 e mas tava piquena pra mim,tenho 13 anos mais so auto,intão comprei uma tt-r 230,meu amigo tem uma crf 230,eu ja andei nas 2 e achei a que a tt-r tem mais torque,mais achei a cfr melhor em questão das pedaleiras,em relação a belesa eu do meu voto na tt-r,a crf não tem um visual bonito!

  42. Dessas 2 motos de brinquedo, ainda fico com crf 230, melhor de peças (vc encontra até no açougue), melhor de comércio… agora falar de pilotagem, as duas são legais dentro do que podem fazer…

    Mas se quiser andar mesmo, fico com minha crf 450.. com seus 107 kg e canhão, fora suspensão de gente grande…

    vlw

  43. GALERA QUERRO COMPRA UMA MOTO NAO SEI SE COMPRO UMA CRF OU UMA TTR, MAS PRETENDO COMPRA UMA TTR MESMO , QUERIA UMA DICA QUAL E A MELHOR

  44. eae galera, tenho 15 anos, peso 55kg e tenho 1, 70.
    tenho 1 amigo q tem crf230 e otro q tem ttr230, jah vi eles andando as duas sao iguais so muda eh a cor mesmo.
    quando ganha a minha tanto faiz entre as duas a q vim sera bem aproveitada
    vlw abrasss

  45. Olha já endei nas duas motos,e na minha opinião a CRF é melhor na questão motor,também tem o fato de estragar menos por exemplo o meu amigo tem tem uma TTR ja ficou na mão duas vezes nas trilhas levando em conta que participamos de umas 12,13 já o da CRF não ficou nenhuma vez na mão,sem falar na questão acabamento e durabilidade da Honda,pq o cara da CRF só chega em casa e lava a moto seca e boa,já o da TTR lava,seca passa olho pra não enferrujar antes de sair esquenta e tal,o da CRF só da pau na moto quase nunca arruma e a moto só vai,já o da TTR leva a moto direto na oficina isso que ele cuida mais da moto do que da mulher,imagina se ele desse paulera como os cara de CRF faz,a moto dele taria no ferro velho.

    Vamos aos fatos.

    CRF-Mais motor,mais durabilidade das peças,dificio de estragar,não enferruja,e uma moto top pra quem não gosta de se encomodar.

    TT-R-A moto é boa mas não se compara com uma CRF,se for falar de motor essas coisa como já disse a CRF é melhor,mais não é nada de mais,as duas nesses aspectos são praticamente iguais,a questão é que se vc comprar um TTR vai te que fica paparicando ela sempre,pq se for acha que é só senta em cima e toca o pau na moto vc esta muito enganado,por isso que eu digo Honda é Honda qualidade e durabilidade,pra ser melhor que a honda só se for importada tipo Gas Gas 300 2T,KTM 250 2T,mesmo assim conheci gente que dava pau em KTM 300 de CR 250,quando a diferença é pouco o que manda é o piloto,tipo CRF 450 e YZ 250,ai quem manda é o piloto,é claro que 2T é 2T.

  46. ola……eu tenho um a ttr 230 e estou muito satisfeito com a moto…fikei um bom tempo com ela e depois resolvi dar o meu jeitinho nela……hehehe..dei um grau bem caprichado no motor passei para 260 cc e fiz suspensao dianteria tbm sem presizar por que a original ja eh uma maravilha e colokei tbm escapamento dimensionado e estou colocando freio a disco traseiro……querem saber dessa eu saio soh prar um especial e tenho que pensar bem antes……..mas na minha opiniao a ttr eh bem melhor que a crf confesso uma coisa a manutençao da ttr eh bem mais cara mais em conpensaçao a durabilidade eh bem maio que a da crf abraço

  47. Olá galera! Sou fascinado por trilha… Sempre tive moto da yamaha, por isso comprei uma ttr230 09/10, não me arrependi!!! Porém fiz um excelente negócio com “ela” e vou comprar uma 2010/2010. Aquele farol é demais. Aquenta situações extremas… (tanque com maior capacidade 8L, melhor em trilhas longas, mais alta q a crf por tanto em obstáculos como pedras e troncos é bem melhor… O q eu não gosto é o tipo de carburação, merece freio á disco, uma fez q em uma trilha onde se pássa muito em águas “fica sem freio traseiro”. Obrigado pela atenção… João Pessoa/PB.

  48. Yo

    I’m new here and just wanted to drop by with a little “hello” message (sorry if I have posted in the wrong section!)

    My name is Courtney, mom to two lovely boys, and a parttime soccer coach!

    I’m here to sniff around and gather some information, so please welcome me :O)

    Have a nice day!

  49. Hello All trailclubemoc.wordpress.com members,

    After witnessing around trailclubemoc.wordpress.com for the few weeks past and receiving the site from the behind I have decide to gather with the crowd..! Am hoping to participate and share my information with you all..

    Many sorry for my speaking as I am not a native english speaker ....

    :)

  50. Entao galera estou preste a comprar uma ttr230 queria saber oque eu posso mudar nela pra ela ficar ainda melhor pra competir no motocross

  51. Galera venho acompanhando inúmeras discussões sobre TTR x CRF já há alguns anos, e, após algumas opiniões postadas aqui, por quem realmente entende do assunto, junto à de alguns profissionais com experiência no ramo, resolvi pegar uma TTR 230, ano 2010, que, segundo muitos, possui desempenho superior. Entretanto, para fazer o “tira-teima” in loquo, em breve estaremos convocando as nossas “autoridades locais” no assunto trilha – os pilotos e mecânicos Wallace e Noala, este último aguardando a chegada de sua CRF 230, ano 2010 – para darem algumas voltas em ambas em circuito fechado e numa trilha especial, para assim, passarem a impressão sobre ambas, ao passo que estarei colocando todas elas aqui assim que possível.
    Um abraço a todos!

  52. Fala moçada!
    Tô saindo de uma DT 200r com Suspensão a Gas freio traseira a Disco e o caramba. Gosto de Saltar rampas médias e de praticar Cross Country. A pergunta é: A TT-R 125 anda como ou mais que a DT 200? Ela aguenta Saltos?
    Agradeço as respostas

  53. Tenhu a TT-R 2010 E SHOW…
    Fasendo trilha com alguns amigus ja fui notandu a diferença da TT-R DA CRF, ela ganhava em todos os aquezitos força, velocidade, suspensao e em quase tudu..
    Subia os morros de 3° enquantu a CRF subia de 2°..
    Abraço

  54. Boa tarde moçada, quanto a CRF ou TTR 230 a única coisa que posso afirmar é que comprei uma CRF pra cross e estou muito satisfeito, o moto é muito boa, tem um ótimo desenpenho na pista, nunca andei com a TTR, mas acredito que é muito boa tbem, o que mais me levou a comprar a CRF foi minha altura 1,80m, e o fato de minha cidade não ter uma boa concessionária yamaha.
    Abraço a todos

  55. se tratando de moto de competição a Yamaha sempre ta na frente,tah em duvida faça um test-driver nas duas e comprove,garanto que vai escolher a Yamaha!!!

  56. bicho…as tornado,xtz,XR,XLR,lander…nao sao motos de trilha ou enduro…sao baseadas nesses estilos para quem gosta de moto desse tipo…quanto a minha opiniao entre crf,ou ttr,dou meu voto a ttr,pq a relaçao de redução entre as marchas sao melhores que as da crf…a suspensao tbm trabalha mais dinâmica…alem do mais,a resistencia dos motores yamaha sao indiscutivelmente maiores que a dos motores honda. quanto ao brother que falou que as yamaha foram uma vergonha,experimenta fazer trilha com adultos pilotando uma ttr,nao moleques…e a proposito,digam ai que campeonatos as motos da honda vem ganhando…abraço a todos os manos trilheiros do Brasil !!!

  57. E vou responder suas perguntas a crf e a ttr sao inguais nao trilha mais que a crf e mrlhor por que ela foi fabricada para fazer putaria o moto dela e coberto para nao entra agua cha ttr ela tambem foi fabricada para fazer putaria mais ela nao e mais resistente do que acrf 230

  58. Tive uma dt 180 e fui o cara que mais perdeu cabelo dos meus colegas, a DT só quebrava a caxa, arumei umas 3 vezes me falaram pra colocar uma caxa de rd 5 marchas que seria mais resistente, resultado… só escapava a primera… troquei numa xlx 250, resultado motor foi pro saco, gastei mais de r$ 1000,00 na motoca, o motor ficou bom mais os vasamentos tmbm ficaram bons!!! óleo pra todo lado… tenho uma tdm 225 e vive batendo valvulas, ja mandei trocar as valvulas o esticador da corrente de comando mais ta a mesma bosta. vendo todos esses fatos, fiquei em duvidas, a ttr 230, tem o mesmo motor da tdm 225,será que não vai bater valvula tmbm? e o cambio não vai estoura? E a crf 230 é o mesmo motor da cbx estrada que por aqui vive na oficina, não sei qual o problema mas to com pulga atras da orelha quanto a durabilidade dessas motos (crf e ttr) , estou falando de fatos veridicos da mainha região, não estou aqui para gavar moto nenhuma a verdade é a verdade. E ai pessoal que me dizem? Sera que resolverão o problema das motocas nesses dois modelos off? um abraço a todos.

  59. ta eu compro a tua daew de sima pow ta pow ta pow, quanto que ér ? em pow ta eu tenho dinheiro meu nome é moco !Amigo do calando do sertão um abraço pra galera de guarabira ! vamu trilha pow ta pow taa ! eu sou moco !! ligue para min se tiver uma crf ou uma ttr pra vender !87232587

  60. ta eu compro a tua daew de sima pow ta pow ta pow, quanto que ér ? em pow ta eu tenho dinheiro meu nome é moco !Amigo do calando do sertão um abraço pra galera de gurabira ! vamu trilha pow ta pow taa ! eu sou moco !!

  61. TA !
    eu tenho uma ttr e uma cfr ta pow é melhor por que tar !
    o elas eu fasso tudo subo até parede ! nas trilhas elas são rapidas e eficientes, deixo todo mundo pra traz , ta pow masi a manuntençao da ta pow da ttr é mais cara , ta pow mais ta , ta ta tta ta ta ….
    eu sou ricoo, ta pow tu sabe como ér neah so mais a crf ! ta pow ta pow min liga ta ? ta ? ta ?

  62. estou muito em duvida em qual das 230 pegar tenho 1.72 e 68kilos …..mas me pintou um negocio muito bom numa ttr…..queria uma opiniao? me falaram q a manutencao e as pecas da ttr sao mais caras eh verdade? obrigado

  63. Eu tenho uma ttr-125 e to pensando em trocar por uma crf ou ttr 230, como estou começando a melhorar, qual seria a melhor opção, ttr ou crf?
    Abraços!

  64. OLÁ GALERA, EU TIVE UMA TORNADO TODA PREPARADA PRA TRILHA, + INFELIZMENTE PASSEI POR UMAS DIFICULDADES E TIVE QUE VENDÊ-LA… POIS BEM, EU PESO 98 Kg E TENHO 1,78 DE ALTURA A TORNADO RESPONDIA A AULTURA NAS TRILHAS, SÓ QUE QNDO EU ERRAVA E CAIA ESSA MOTO PRARECIA UM JUMENTO MORTO, PESAVA PRA KRALHO!!!
    AGORA EU QRO COMPRAR OUTRA MOTO, TÔ PENSANDO EM UMA TTR-230 OU EM UMA CRF. A PERGUNTA É A SEGUINTE: ESSAS MOTOS SÃO BOAS MESMO? ELAS PESAM MUITO? SERÁ QUE COM MEUS 98Kg ELAM ADAM TÃO BEM QNTO A TORNADO?

    DESDE JÁ AGRADEÇO A AJUDA DE QM POSSUI UMA DESTAS MOTOS E TIRARAM ESSAS MINHA DÚVIDAS.

    THIAGO THADEU, SÃO LUÍS-MA
    MEU MSN PARA CONTATO COM TRILHEIROS É: thiagocct.top@hotmail.com

  65. tenho uma xr 200 mais to com vontade de comprar uma 230 so nao sei qual das duas é a melhor tenho 1.80 de altura e peso 92kg.

  66. Olá meus amigos…!
    Estava bastante em dúvidas entre as duas nacionais, mas acabei decidindo na TTR230 até mesmo pela facilidade que eu tive em compra-lá!
    Um dia seguinte encontrei na pista de moto cross, algo q mee deixou xatiado “2 TTRs leva\ndo taca de uma Broz 150cc mas toda mexida, naum tive tempo de conversar com os pilotos pra saber o q aconteceu com eles naum oh/ pois isso eh impossível com a minha TTR conssegui disdobrar a história passando de CRF e Tornado em pistas de motocross!
    Então é o q digo a diferença está naquela peça que fica em cima do cela! E em todas as maneiras sou apaixonado pela YAMAHA… paixão mesmo!
    Ficaria concerteza com a TTR 230cc///
    podem comprar sem medo de ser Feliz!..
    abraços a todos!!!

  67. Aí galera,queria sabe,ja q sou um iniciante,qual das duas seria a melhor para começar, CRF 230 ou a TTR 230.Tenho 14 anos,meço 1,72 e peso 62 kg.Abraço

  68. Boa tarde galera…bom tenho uma ttr 230 ja coloquei comando ,cdi,cabo de vela e filtro…queria saber se essa do pinhao de agralle melhora o desempenho da moto??? valew

  69. Ai galera beleza? Tenho uma ttr230, a moto é show, so nao to gostando do acelerador porque tenho que enrolar o cabo demais. Queria saber se alguem fez alguma modificaçao e como. abraço.

  70. Andei na CRF, mas tenho uma TTR. O fato é que a TTR é mais macia, cansa menos. Depois da 5ª marcha a CRF não acompanha mais se a TTR abrir na frente. O câmbio é mais gostoso. É menos dura. É um show de tocada a TTR. Não sei se dura, mas assim como “pecado” é bom fico com a TTR. Bonita, e tesuda de andar. Depois que abre gás parece moto dois tempos acelerando. É foda de parar a azulzinha, hein…!!!!!!!!!!

  71. Honda XR 250 Tornado x Honda CRF 230 F x Yamaha TT-R230

    XR 250 Tornado

    CRF 230 F

    TT-R230

    Motor Tipo

    4 Tempos – DOHC

    4 Tempos – OHC

    4 Tempos – OHC

    Cilindrada (cm3)

    249

    223

    223

    Potência (cv)

    23,3 a 7.500 rpm

    19,3 a 8.000 rpm

    18,1 a 7.500 rpm

    Torque (kgf.m)

    2,42 a 6.000 rpm

    1,92 a 6.500 rpm

    1,72 a 6.500 rpm

    Diâmetro/curso pistão

    73,0 mm / 59,5 mm

    65,5 mm / 66,2 mm

    70,0 mm / 58,0 mm

    Taxa de compressão

    9,3:1

    9,0:1

    9,5:1

    Partida

    Elétrica

    Elétrica

    Elétrica

    Válvulas

    4

    2

    2

    Carburador

    VEA1A – 30,1 mm

    PD9CE – 26 mm

    Teikei – 26 mm

    Refrigeração

    Arrefecido por ar

    Arrefecido por ar

    Arrefecido por ar

    Marchas

    6

    6

    6

    Ignição

    CDI

    CDI

    CDI

    Suspensão dianteira

    Showa
    Curso de 245 mm

    Showa de 37 mm
    Curso de 241 mm

    Garfo de 36 mm
    Curso de 239 mm

    Suspensão traseira

    Showa Pro-Link
    Curso de 242 mm

    Showa Pro-Link
    Curso de 229 mm

    Sistema de link simples
    Curso de 221 mm

    Balança traseira

    Alumínio

    Alumínio

    Alumínio

    Freio dianteiro

    Disco de 240 mm

    Disco de 240 mm

    Disco de 220 mm

    Freio traseiro

    Tambor de 130 mm

    Tambor de 110 mm

    Tambor de 130 mm

    Pneu dianteiro

    Metzeler M/C 90/90-21 54S

    Pirelli MT320 80/100-21

    Pirelli MT320H 80/100-21

    Pneu traseiro

    Metzeler M/C 120/80-18 62S

    Pirelli MT320 100/100-18

    Pirelli MT320 100/100-18

    Aros

    DID – Alumínio

    DID – Alumínio

    Alumínio

    Tanque (L)

    11,5

    8,3

    8,0

    Comprimento (mm)

    2.147

    2.059

    2.065

    Entre eixos (mm)

    1.427

    1.374

    1.374

    Largura (mm)

    845

    812

    800

    Altura (mm)

    1.198

    1.190

    1.181

    Altura do banco (mm)

    880

    866

    884

    Distância do solo (mm)

    281

    297

    305

    Peso seco (kg)

    134

    108

    110

    Ricardo Garcia ‘Mineiro’

  72. galera seguinte eu gosto das duas nunca andei em nem uma
    mas ja andei com importadas como a CR125 2T nao tem comparação na força nunca uma 230 pega uma 125 2 T importada
    mas como ele n serve pra trilha e é oq eu gosto de fazer eu vo compra uma ttr 230 pra mim
    pois falei com um mecanico so de motos off roads e ele me falou q ela vem com uma parte do motor forjado
    o resto como n tem muita diferença
    me falarao so da arancada e menor do q a crf e so mudar a relação
    vlw fuiz

  73. Com certeza a crf 230 pois o nivel da pedaleira e bem mais baixo e para seu peso e altura e melhor,minha sugestão =D

  74. olá estou querendo comprar uma moto pra trilha
    tenho uma tornado mais to em duvida entre a ttr e a crf, tenho 1,93 de altura e 70 kg qual vcs me sugeren?

  75. Tenho uma ttr 230 a quase 1 ano, e pra mim que peso 65 quilos a moto é perfeita. Já andei em uma crf de um amigo , o torque e maneabilidade sao os mesmos, porem a crf tem mais força em baixas rotaçoes e a ttr é mais forte nas médias. O resto é tudo parecido.
    Ela é mais rápida nas trilhas do que tornado 250, xr 200, e dt´s devido ao seu menor peso. Em arrancada ela vai pau a pau com a crf , juntinha. A diferença entre as duas na pista ou em trilhas vai da habilidade do piloto, porque as motos sao praticamente as mesmas, só muda o fabricante.
    Escolhi a ttr 230 pelo menor preço e pelo design que me agradou, Tanto a ttr como a crf sao show de bola, a diferença entre elas fica por conta do piloto e nao pelas maquinas. Quem tiver na duvida entre as duas, qualquer uma vai te deixar muitissimo satisfeito, eu fiquei com a ttr 230 e estou rodando na alta..!!

  76. So ti falo uma coisa washington,eu tinha uma ttr-125,ela parece um tratorzin e tal mais num tem nada en rotaçoes altas e medias se fosse vc pegava uma crf 150 ou 230 q nem eu to pq ele nunk te desaponta e tals , mais e muito fraquinha xD ou ja uma 230 xD

  77. eu tenho 11 anos de idade tenho uma honda 100cc de cross e no meu ainiversario vou parti para uma ttr-125 eu adoro moto…….

  78. galera, tenho uma xtz 125cc e estou fazendo trilha com ela, a respeito do desempenho nao tenho nada que reclamar,olha, A MOTO DA SUBINDO DEMAIS…está com muita arrancada e desenvolvimento após a arrancada….estou apavorado…ela é 2005 e está com uma COROA 56 e pinhão 12 kit grosso…..ta o “BICHO”….difícil de segurar a moto….acho que ela esta se desenvolvendo muito por ser leve e estar com esse kit de tração…a respeito da suspensão,modifiquei,estalei um pino para tirar o gás formado pela suspensão e alonguei ela….
    TA SHOW DE BOLA………..

  79. Aqui em Paragominas – Pará, pra motocross eh CRF230 pra trilha eh TTR230, o fod* eh q a ttr naun vem com farol, e nem chave na ignição :(, mas ainda prefiro a TTR230.

  80. Tenhu uma dt 180 toda preparada…
    Neim ttr 230 neim crf anda com ela naum, ja deixei muita gente comendo poeira em trilha…
    alem dela andar mais a manuteção eu mesmo faço.
    ainda naum achei nenhuma crf,ttr,xr,tornado pra anda com ela naum…. to a procura
    tenhu tmbm uma cr 450 anda absurdo
    mais umas modificaçoes a dtzinha vai quase q anda com a cr
    os roia q quise brinca, responde ai

  81. bem, oq eu posso dizer é …..
    sou novo nessa área de moto comecei a andar fas 1 anoe 6 meses,eu tinha uma ttr-125 mas ela era muito xoxa em subidas,bem e uma moto equilibrada e nao te desaponta em nenhum momento.
    em abri ganhei uma crf 230 so posso falar q a moto e xouuuuuuuuuu , so andei umas 2 horas na pista aki da cidade mais krak ela e muito fera.
    ps:tenhu 13 anos e 1,72 de altura,tocomesando a treina em pista e ja dei uns pulos muito lokos(nem gosto de motocros so vo em pista pra diversão)
    bem o unico ponto negativo da crf 230 pra mim é q dps de uma trilha seu grão vai pru espaço(por isso use akela cuecinha de espuma mo rox) *-*
    e tbm o foda foi levanta a moto quando eu cai em uma valeta,sorte q um menino q tava andando comigo parou e me ajudou se n num levanto akilo nem a pau.
    bem pra mim e melhor moto e a crf 230,
    flw xD

  82. Com 14 anos e 45kg, até de cecizinha você faz trilha… hehehe, vai de TTR 230 mesmo, não precisa começar com a TTR125 não… Ela é leve, a galera no começo te da uma força… pegando o jeito(braço), fica file´….

  83. estou qerendo compra uma moto estou em duvidas se eu compro a ttr 230 ou a crf 230
    alguem qe entendi bem mesmo de moto qual das duas e melhor tenho 14 anos peso 45kl

  84. As duas são ótimas, mas tenho uma DT200R ando juntinho com meus amigos que possuem ttr e crf, mais prefiro a ttr, andei na do meu amigo achei moto muito gostosa de andar e com um torque maior!!!

  85. Iai galera, bem, faço trilha de carro mas vou começar agora de moto, meu plano é começar com uma XR200 até pegar as mãnhas…depois pretendo comprar ou uma CRF230 ou uma TTR230, mas não sei qual das duas é melhor, todos meus amigos acham a CRF230 melhor….
    tenho 1,83 e 61Kg, tenho 16 anos
    por favor galera me ajudem falou?! =D
    abraço à todos os trilheiros ok?!
    André, São Luis-MA

  86. bom sou o bruno tenhu uma ttr 125 le tenho 17 anos e peso 63 kg puts veio ela e muito show alem de ser a mais completa pod comprar na boa que o bixo pega ja dei show em ttr 230 tornado crf oq vc penssa pois a 125 é mais leve que a 203 pois vc tem mais facilidade em lugares orriveis mais a ttr nao tem nem oq comparar pq a crf não aguenta o tranco

  87. bando de (…) nunca muntaram numa ttr e tao falando (…) eu ja tive as duas e a ttr e melhor

    OBS.: Editado pelo moderador

  88. Sou o mais novo proprietário de uma TTR 230, a moto é show mesmo, leve, forte igual um tratorzinho hehehe, não deixa nada a desejar…

    Muitos dizem que fizeram motocross com ela e crf e preferiram ela… realmente é muito boa…

    Aos que dizem que o quadro da TTR não aguenta tranco de motocross… mostra ele quebrado então…

    Aos que querem ver quadros quebrados ao meio das CRFs, é só me pedir que mando por email…

    Quem prova com a foto… cala a boca da galera que diz que honda é honda.. heheh

    YAMAHA FOREVER…

    ricardobblini@hotmail.com

  89. Sou o mais novo proprietário de uma TTR 230, a moto é show mesmo, leve, forte igual um tratorzinho hehehe, não deixa nada a desejar…

    Muitos dizem que fizeram motocross com ela e crf e preferiram ela… realmente é muito boa…

    Aos que dizem que o quadro da TTR não aguenta tranco de motocross… mostra ele quebrado então…

    Aos que querem ver quadros quebrados ao meio das CRFs, é só me pedir que mando por email…

    Quem prova com a foto… cala a boca da galera que diz que honda é honda.. heheh

    YAMAHA FOREVER…

  90. Eu tenho uma ttr-230cc,faço algumas trilhas com meus amigos que tem entre 13 e 15,eu tenho 14,só eu tenho uma ttr-230,e os outros amigos tem uma crf,ai disseram a crf é melhor que ttr ai eu disse vamos fazer um pega,ai eles disseram vamos ttr é melhor que a crf ela é melhor nas decidas de morro,e a outra ñ.
    Eu só sei que a ttr é melhor do que a crf,lhe digo que é melhor a ttr-230.
    blz.
    Obrigado.

  91. o junior vá (….) a crf foi laçada bem antes q a ttr e claro q vai ter bem mais q a ttr e quem anda com a ttr nao vota pa crf nunca mais

  92. o negocio e o seguinte nao tem a honda nunca vai conseguir dar pau na yamaha para trillha ou motocross se vc quiser começar na trillha ou no motocross compre a tt-r 230 e faça o q eu fiz tirei o pinha de 13 dentes e pus um de 11 dentes fico o bicho eu faço trillha e nao tem nem uma crf q encosta perto

  93. andava de tornado 250cc, passei para uma tornado com motor 400cc e como faço enduro, achei uma moto muito pessada comecei a anda e uma crf 230 achei uma maravilha a moto, quando a ttr 230 foi lançada um amigo comprou uma, achei a moto com uma visão arrojada, mais achei a saida de baixa para media fraca comparada com a crf 230 mais de media para alta percebemos que a moto responde melhor que a crf 230, passei um mês com a ttr 230 aqui em casa, comecei a treinar nela, MEUS AMIGOS LHE DIGO UMA COISA A MOTO ESTA DANO PAL AQUI NAS CRF 230 DA HONDA, o segredo esta no escapamento que terá que ser dimençionado e o conjunto de relação mudança de coroa de 49 para 50 MEUS AMIGOS QUE ANDA NO RITMO ARROJADO E FORTE ESSA E A MOTO… VALEU AMIGOS.

    MARCELO ( NATAL RN)

  94. Não comprei, pois estou com muita dúvida entre as duas.Tenho pensado mais na CRF,afinal ela está nas grandes competições de enduro.
    Wagner

  95. Negada, esse papo de ttr dá pau em crf ou vice-versa é conversa fiada. Especialistas sabem que o desempenho é o mesmo. A vantaagem da CRF é o mercado paralelo de peças, o que torna mais barato a manutenção. TTR=CRF :) mas tô comprando uma CRF hehe

  96. Tenho uma DR350, é show,mas depois de ler este fórum, reolvi.Vou pegar uma TTR230 e colocar a suspensão dianteira da DR,será que dá?
    Wagner

  97. Ai galera é o seguinte, ando de DT 180 mexida com roupa de XTZ, já dei coro em muita moto grande.As duas são excelente mais o q manda é a pecinha q vai em cima da moto.
    Põe uma moto dessas na minha mão pra ver!!!!

  98. Dae galera!
    Só queria dizer que esses loko que falaram que deram pau de DT em CRF, se gavão pq? Eu dei pau de RD 135 em moto importada mexida, então só queria dize que DT é lixo. Ah agora tenho uma CRF nova e é muito boa. E tanto faz CRF ou TTR o que muda é o gosto e o acerto de cada um com a moto.

  99. Olá moçada, estou pensando em comprar uma moto pra cross, ja pesquisei alguma coisa mas a dúvida continua, CRF ou TTR ?
    Qual é a melhor ?

  100. Joga qualquer uma na minha mao que dou pau e muito MANE de importada. Sja na trilha motocross supercross ou velocross.. o que conta é o piolo. Canso de fazer Hole-shot aqui com a minha 125 2t no meio das 250 4t. O negocio tem que ter braço.

    As motos sao similares! Se voce gosta de HONDA vai de CRF se voce gosta de Yamaha vai de TT-r. Eu particurlamente adoro yahama.
    To vendendo minha KX 125 05 e comprando uma YZ 250 09> DOIS TEMPOS NAO MORREU!!

    VIVA MOTOR 2T …. DUKE NA VEIA.

  101. COM CERTEZA A TTR-230 É MUITO MAIS MÁQUINA , AO COMEÇAR PELO DESIGN MUITO MAIS BONITO, A CRF VEM COM QUADRO IDENTICO AO DA BROSS, SEM CONTAR AQUELE PARALAMA DIANTEIRO BALÃO. TTR NA KBÇA !!!!!!!!!!

  102. olha tenho um 1,80 de altura 80kg e quero uma moto p andar na praia(ou seja SUBINDO MORRO E ANDANDO EM AREIA FROXA)!!!!!!
    qual seria a melhor TTR-230 OU CRF 230?????
    quero uma resposta OBJETIVA…obrigadoo

  103. Pow Galera Nunca Andei Em Nenhuma Delas, Nunca Tive Moto Tenho 14 Anos, To Muito Animado Para Começar a Andar , tpw Fazendo Uma Trilhazinha, Uns Pulos,
    E Sei La Pelo Que Li Aki eu Juro Que Se Fosse Comprar A Moto Agora Seria Um TT-R 230, Acho Que “MOTO Off-Road” Não Tem Nem Como Negar Yamaha Eh A Mais Bala De Todas , e Olha Que Nunca Andei , Vc Tira Uma Base Aê Pela DTzinha A Moto Que Foi Mais Campeã No Enduro Da Independencia e Eh Yamaha Intão Galera Vai Por Gostos Eu Vou Comprar a TT-R 230 e Sei QUe Não Vou Me Arrepender.
    Abraços Aê Galera

  104. A galera saberia informar entre a crf e a ttr qual teria a manutenção mais barata? tendo em vista que ambas são boas para quem tá iniciando.

  105. Caros,

    Tenho uma TTR 230 a 1 ano. Comprei apenas pq achava mais bonita já que era lançamento! Pra finalizar quero dizer que estou 1000% satisfeito. Faço trilha e enduro regularmente e nunca me deixou na mão. Manutenção rotineira barata e fácil de encontrar peças aqui na região. Só troquei óleo e lonas e pastilhas de freios… Moto com uma ciclistica fántastica. Vou comprar outra em 2009 para ficar atualizado.

    Abraços

    Cássio Góes – Catu/Salvador – Bahia

  106. Pessoal , são poucas as diferenças entre as duas motos , vai depender do dono qual é a melhor, sempre achamos as nossas motos são melhores que a dos outros…
    O braço e o peso do piloto interferem mais do que a moto, pois elas são muito semelhantes em peso e potência.
    Para quem esta começando , qualquer das duas , Honda ou Yamaha são boas motos, a escolha vai depender da preferencia da marca, ou outros fatores como revenda mais perto ou facilidade de manutenção, preço…
    Garanto que na emoção da trilha, CRF ou TTR é só alegria…

  107. Aí Rafael, quer começar bem , compre uma TTR 230 moto com o custo beneficio excelente e manutenção barata, ande com ela uns 3 meses ( garantia) original, depois que vc estiver já bom de tocada, é só mandar endurecer um pouco a suspensão e colocar um guidão mais alto como um ” Pro-Taper” por exemplo, a moto é excelente e o atendimento da Yamaha é bem melhor do que o da Honda, a crf tem mais no mercado, e por isso as oficinas tão cheias, isso pode parecer bobeira más quando vc estiver “viciado” nas trilhas e precisar fazer algum reparo na oficina, a Yamaha vai te atender muito mais rápido, tive uma crf por 2007 , agora to com uma TTR 2008 , a TTR é um pouco melhor pra andar e leva a grande vantagem da assistência rápida e barata !

  108. Ate agora ninguem falou qual e a melhor crf ou ttr. Quero comprar uma moto para fazer umas trilhas aqui em araxa, onde tm varias trilhas iradas, queria ouvir de especialistas qual moto que compro para começar.
    brigadoooo!!!!

  109. Olá! boa noite!
    Estou comprando uma crf ano 2007/ modelo 2008 comprada em dezembro de 2007. Fiquei sabendo q houveram algumas mudanças na moto do modelo 2007 para o modelo 2008? gostaria de saber se essa minha q estou comprando já possui as ateraçoes e quais seriam tais diferenças. obrigado

  110. Aí moçada, como eu disse lá encima, a TTR 230 não é moto ruim não, to com uma a 5 meses e em média e alta ela anda mais que crf , agora pra quem tem mais de 1,75 de altura, a honda é um pouco melhor, ela tem a distancia do banco até a pedaleira um pouco maior, esse papo de quebrar quadro e talz, ponw, vamos ser honestos, não consegui achar isso na pesquisa que fiz, a Polaco especializada, endiabrou uma ttr, botou kit de 290cc tocando o terror em pista com saltos e tudo rodou 100% . ou seja, quadro quebrar???? Se aconteceu foi uma infelicidade com o cara, a minha tá funcionando redondo, tenho 80 kg, não sou dos que judia da motoca, mas o cabo anda enrolado e gosto de saltar, quer ter uma motoca a altura do mercado nacional e não tão “batida” como a crf, a TTR230 e´ a moto, pode comprar sem medo, anda um pouco com ela, depois que vc pegar o equilibrio, manda regular a suspensão pra endurecer um pouco e vc vai ver uma moto muito boa, aqui no site vi um montão de gente falando mal da TTR mas quase nenhum deles andou na moto, fala sério, vamos ser honestos, a diferença principal entre as motos é o braço, se o cara é rôia, pode andar de importada, vai tomar pau, se o cara sabe tocar, vai dar pau, o defeito não tá nas motocas, as duas já são consagradas no mercado lá fora, a grande diferença de vendas entre elas aqui foi a demora da Yamaha pra jogar a motoca no mercado, só depois que a Honda vendeu milhares que a azulzinha foi parar no mercado, aí a diferença de quantidade de motos no Brasil se fez presente, abs !!!!

  111. tenhu uma tornado… mais to penssando em trocar! mas estou em duvida entre a crf e a ttr , quero a moto para trilha e para velocross… tenhu 74 kg e 1,75 de altura

    QUAL A MELHOR????

    ESPERO RESPOSTAS

    OBRIGADO
    SERGIO

  112. CARAS EU VO COMEÇAR A FAZER TRILHA E ESTOU EM DUVIDA ENTRE A TTR E A CRF 230`S …. TENHO 1,80 E 70KG QUERO ELAS PRA DA UNS PULINHOS UNS MOTOCROSS E TB UMAS TRILINHAS OBRIGADO. aguardo resposta

  113. ola galera..

    meus amigos q gostao d trilha ou cross todos tem crf..

    q pena q ñ tenho dindin pra compra uma..

    mas vcs esqueceram um importante detalhe entre a crf e a ttr..

    e q detalhe em??

    olhem o chassi da crf vai áte no estrive refoçado, o da ttr ñ, para no meio do motor..

    a comcluzao é essa pq a crf pra cross ou trilha é mais reforçada q ttr..

    um abraass a todos vcs galera massa..

  114. eai galera
    eu quero uma moto pa trilha leve e estradas de terracom muito cascalho.
    Eu estou em duvida entre a crf e a ttr-230cc,ai desidi a pedir uma ajuda para vcs flw

  115. ola pessoal. sou proprietario de um TTR 230 2008 e estou muito satisfeito com a moto pois tem um desempenho excelente em giros médios e altos, tem a suspensão dianteira macia para velocross mas perfeita para trilhas, enduro e demais terrenos. ja a suspensão trseira copia bem os buracos e não afeta a coluna. Cotamos ainda com uma invejavel posição de pilotagem (ciclistica), pois ela é inspirada nos modelos importados da marca. E assim esse conjunto não se torna cansativo. Tem sistema de freio muito eficiente, porem merecia um disco traseiro. Já andei com outros modelos de outras marcas, mas nessa categoria na minha opinião a yamaha TTR 230 se destaca e sai na frente….
    faloww pessoal

  116. Galera,

    Tenho uma afinidade muito grande com as Yamahas sou ate suspeito pra estar falando, ja tive uma XTZ..DTzinha..enfim…por ultimo estou sonhando com uma TTR, mas estou naquela de ouvir Opniões sobre a Motinha!!! vale mesmo a pena comprar? aguenta mesmo o tranco??

    desde ja agadeço a opnião de todos!

    Atte,

    Petrola.

  117. galera,tenho uma xtz,vai demora 1 pouquinho pra mim compra uma 230,passei por aqui pois tava fazendo uma pesquisa,so pra v qual era a melhor,e ja tirei minha conclusão,e digo:existem cidades por ai que pelo que eu vejo sao poucas que sao manipuladas pela honda,como na minha(joao pessoa)kra e 1 saco todo mundo fala que a yamaha nao presta que o motor e fraco,mais queria uma moto pra curtir,e a galera que curti so usa yamaha,entao fui e comprei uma xtz 125,kra eu tirei minha conclusão a galera se dexa manipular,pela propaganda,mais a real e que a moto pra curti vei e yamaha,honda e massa mais yamaha,bota ela no bolso,sem precisa de faze propaganda,sem precisa de manipula ninguem,90% da galera que curti a doidera,so usa yamaha,olhem nesse site olhem os comentarios,vejam qm ta na frente!!!
    falei isso pq aqui a galera fala dmais da honda,mais a real e q a yamaha ta na frente!!!
    flw galera vlw!!!!

  118. Galera, galera… Possuía uma TTR-230… Não aguentou o tirão… Rachou o quadro no meio, depois de andar em uma pista perto de casa… Não aguentou os pequenos saltos da pista… Achei muito estranho… Perdi praticamente a moto… Pois não tem garantia e ainda mais pra isse tipo de uso… Tenho agora uma CRF-230… Ja fiz mais km e muuuuuito mais saltos do q fazia com a TTR… a mto tá show de bola…
    Abraços a todos…

    Cadú – Bento Gonçalves-RS

  119. Antenção amantes de trilha!!!
    Primeiro encontro de trilheiros em Itapoá-SC, sorteio de uma TTR-125E e varios brindes, este encontro promete!!

    Abraço a Todos

  120. dae galerta das trilha!!! ba comecei com uma ztx 125 mas éra muito fraca só qe eu gostava muito dela por ser bem leve então di um tapinha no otor pra 175 cilindradas poww xr200 ñ da nem pro esqemto ate tornado apanha pra ele em lugares de menas estabilidades!!! mas bom é isso ai

    ummm abração pra tdss os trilheiros

  121. porra éssas motocas são o bicho com uma moto dessa ou eu acho o caminho ou abro um!!!
    O cite ta de parabens e é de grandi ajuda para qem esta em duvida… um grande abraço flw!!!!!!

  122. Aí moçada, comprei uma ttr , de inicio fiquei meio grilado com a suspensão , parecia macia demais, e realmente era, na semana passada levei na autorizada e mesmo antes de “vencer” a garantia, mandei melhor, colocaram um calço na trazeira e trocaram o óleo das bengalas, putz, a moto virou outra, em questão de torque, ando com um monte de crf aqui, honestamente não dá muita diferença , o que vi foi uma melhora boa demais em baixa quando se poem uma ponteira e curva de motor direta, minha ttr , tá com um ronco de moto grande, e pra subir tá tocando de terceira marcha onde só subia de segundona, na estrada, andando junto com crf não dá muita diferença, más dá, a ttr anda um pouco mais e olha que tenho 80 kg andando com uma moçadinha mais leve. A ciclistica das duas são parecidas, a grande diferença está no tempo de comercialização , a yamaha demorou pra colocar a ttr a venda no Brasil, no mercado externo já lidera as vendas al algum tempo, aqui dentro as crfs começaram primeiro e por isso venderam bem mais, quem quiser optar pelas “azulzinhas” podem comprar sem medo vale a pena, agora se ttr deu pau em moto preparada ou não , honestamente meus amigos, depende muito é do braço na trilha ou pista, já vi roia de crf 450 tomando pau de tornadão com cara gordo encima , então vamos postar comentários uteis e não merdas, abraço aos que não são roias ehhehehe!!!!

  123. bem galera!!!se que saber minha opinião as duas são as melhores para trilha e cross!!!
    mas a crf 230 tem mais resposta na 1* e na 2* macha ,e para a pratica de trilha e cross vc vai usar mais só 1* na arrancada e na maior parte do tempo 2* e 3* ,então eu opito pela crf !!!! pelo seu maior desempenho na sprimeiras machas!!!
    mas a ttr 230 anda junto com a crf 230 !!!!
    ualquer uma delas que vc escolher estara bem servido!!
    boa escolha!!!

  124. olá amigos estou para comprar uma moto,mas como vairios estou em dúvidas sobre a crf ou a tt-r.
    sou mde estatura baixa, gostaria de saber se é possivel abaixar um pouco uma das duas motos, obrigado

  125. Sou proprietario de uma ttr amoto e show !!!!So acho que a yamaha deixou adesejar na falta de um farol.vmo tentar jogar um farol na motinha por que e shoWWWWW!!!!

  126. ANDAVA DE XR200 PREPARADA, VENDI E QUERO COMPRAR OUTRA MOTO, MEU IRMÃO TEM UMA CRF 230 ACHO ELA BOA MAS FIQUEI EM DUVIDA COM A TTR, PORQUE AINDA NAO ANDEI EM UMA,ALGUMAS PESSOAS DIZEM SER MELHOR QUE A CRF OUTRAS ME TIRAM DE IDÉIA DE COMPRA-LA, DIZENDO QUE A CRF E MELHOR , QUE UMA HONDA…GOSTARIA DE ALGO DE NOVO QUE TIRASSE A MINHA DÚVIDA, POIS JA PESQUISEI TUDO QUE SAIO SOBRE A TTR, A CRF EU JA CONHEÇO.

  127. SOU GUSTAVO DE SM DE ITABIRA TENHO 15 ANOS TENHO UMA ST 180 E AFIRMO QUE É UMA MOTO FROCHA E NÃO ACONÇ~LHO NINGUEM A COMPRALÁ VOU COMPRAR UMA TTR 230 POIS É UM SHOU DE MOTO

  128. DT 200R 97 FIZ O MOTOR TODO, FREIOS, TODA PREPARADA PARA TRILHA,SUSPENSAO DIANTEIRA DE SAHARA, MOTO SHOWWW… UALACE 24 99753944 OU 24436611 R$ 3000,00

  129. Eu acredito q para pessoas menores a ttr 230 seja melhor..porém a crf 230 seja melhor pra pessoas maiores…mais a ttr 230 tem um torque melhor do q a crf…!

  130. Ai galera!
    a moto vai da necessidade de cada um
    a gente no ultimo domingo tava fazendo o levantamento duma prova
    aqui no RN
    foram seis motos 2 tornado original, duas CRF 230 Original, uma TTR 230 Zero retirada na mesma semana e uma XTZ 125
    No quesito EStradão as Toni dero coro nas demais
    nas trilhas de pedras mais uma vez as toni deram show
    as toni so tem um defeito gravissimo o peso
    as CRF’s foram muito melhors nas Trilhas travadas
    e as Yamahas, pelo amor de DEUS!
    foram uma vergonha
    com uma hora de trilha a TTR ja tava sem embreagem e sem velocidade
    e a XTZ bateu o motor na chegada da trilha.
    na “minha opinião” as motos da honda são melhores e aguentaram mais os trancos.
    mas fiquem a vontadade para escolher suas motos pois elas devem se adequar a suas necessidades
    PS: esse bixo chamado 2T ta em extinção aqui no RN

  131. olá , tenho uma Xr 200 (honda) mas queria comprar outra moto para fazer trilha pois a minha eu uso para a cidade, mas estou em duvida entre uma dt 180(yamaha) ou outra xr 200(honda) queria seber qual moto é mais resistente para trilha, por que já andei fazendo trilha com a minha e estava “estourando” a moto toda, então parei de andar com ela, mas preciso comprar outra então queria seber se a dt 180 é boa para “moer” na trilha. rsrsrsrsrs.

  132. Enfim, mais uma vez a yamanha sai na frente. Como se nao bastasse a ttr 230 pra competir com a crf 230, de lambuja a yamaha deu show e pôs no mercado a sua irmazinha mais nova a ttr 125, que me pareceu uma motinha 10( meu filho quer uma ahhh !! ) sem falar no visual que da de zilhoes a zero na quadrada da honda( risos) !!!
    Sempre fu, e mais que nunca sempre serei yamaha….. tendeu??
    bye e boas trilhas galerinha

  133. bom, depois de pesquisar bastante em sites, revistas e outros, realmente fica dificil de escolher, na verdade queria que uma tivesse ter disco atras para nao ter realmente duvida, mas vou optar pela crf 230.

  134. E ai pessoal
    eu tenho uma divida e gostaria que voçes me respondesen
    e pq meu pai quer minda uma moto e mandou eu escolher entre a CRF 230 ou a TTR 230, como num enrtendo muito de moto eu achei mais facio perguntar para quem conheçe.
    tenho 15 anos tenho 1,72m peso 63 kg
    Quero fazer Cross, pra min qual seria a melhor CRF Ou TTR ??
    Obrigado.

  135. Ola camaradas.
    Tenho uma TTR-230, peso 105 kg, e afirmo a vcs, essa moto é show de bola, fiz uma trilha nesse fim de semana em Itapetinga- Ba, afirmo a vcs que não faz feio não a niguém, a moto respondeu bem em morros, corredor de pedras e estradão com muitas dificuldades… deixei CRF e tornado para traz. Loucura mesmo. A moto é 10.

  136. Bem, sou iniciante, gosto de fazer trilhas com os amigos nos fins de semana…
    Tenho uma TT-R e ela é show!!!

  137. Eu tinha uma tornado mas nem comparação a ttr é muito boa ela tem uma resposta rapida e um bom torque é o q prescisso pra subir moro.É só modificar o pinhão diminuir e enrolar o cabo e se agarar . Desuspensão ela guada no chão e leve eu considero uma pena comparando a uma tornado . Da crf dei só uma volta é boa mas ñ o dizain da ttr é mais bonito. Se fose comprar outra moto compraria a ttr230 show de moto.

  138. Eu tinha uma RMX 250 e agora peguei uma ttr 230 . A motinha é show. Ando emrrabando as WR e nos travados dou bye bye prá tornado. Só a frente afunda demais; o resto é beleza. abraços.

  139. tenho uma ttr230 porem estou precisando de patrocinio para fazer o campeonato gaucho de cross country que começa dia 13/04/08, ja mandei mexer na motinho vai ficar o bixo, pois toda orijinal ja ganhei varias provas extras! fones para contatos 51 99938414. ou 81433309. prometo nao decepcionalos.

  140. Ivan infelizmente nenhuma das duas no manual delas diz que o piloto deve ter até 100Kg para a CRF e 90 Kg para a TTR
    Acho q vc deveria paratir para uma Tornado e gastar um pouquinho para deixala boa para encarar as trilhas ou uma importada
    Abraços
    ARTUR

  141. Vou comprar uma moto para motocross e trilha so que agora nao sei se compro a tt-r ou a crf.
    Me falem qual e a mais resistente, mais potente e que aguente o meu peso que e de 105 kg e tenho 1,81 de altura.
    vlw
    abraços
    ivan trindade
    Passa Sete – rs

  142. tambem possuo uma ttr , mais tive um crf, mudei da crf para a ttr, porque a minha moto crf com apenas 06 meses de uso, começou a fumar, ou seja sai
    fumaça pelo escape como se fosse fundir o motor, isso porque eu troquei de
    oleo todos os meses e manutençao direta, cada trilha, lavaçao lubrificçao e troca e oleo a cada duas trilhas.
    agora estou com a ttr, pra mim éla é mais rapida na estrada, sem mecher na relaçao pinhao, já na trilha, tenho a impressão que é igual, apenas mais leviana
    abraço a todos
    norimar aguiar
    lages – sc

  143. Possuo uma TT-R e meu irmão uma CRF 2007, como sou eu quem dou manutenção nelas acho q tenho direito de participar deste forum.
    Vamos ao comparativo:
    A TT-R é uma delicia de andar, tem um torque bom, mas em relação a CRF é um pouco menor, mas a TT-R da pau na CRF, a CRF arranca mais 1º e 2º de pois a TT-R passa de 3º e o resto das marchas andando mais, cada hora um irmão pilotando uma, a TT-R sempre andava mais, só q notei q a TT-R era muito xoxa em a relação a outra.
    Ai fiz uma pequena alteração só troquei o pinhão original de 13 dentes por um de 11 dentes da agrale(fiquem surpresos kkkk)
    Ai a moto transformou em outra, a pegada dela ficou mais forte q a da CRF mas em contrapartida andando um pouco menos igual a CRF agora.
    Fizemos vários teste de velocidade na rua antes da adaptação a TT-R sempre andava mais, e de pois não sei se o peso interfere( só pode ser isso), eu tenho 78kg e meu irmão 68kg qualquer das duas que ele pega ele anda mais antes a TT-R sempre andava mais, mas estou satisfeito pois fazemos trilhas travadas e muitos morros ela ficou muito boa.
    Li em todas as reportagens que a CRF era um pouco melhor, mas o constatado na prática não foi nada disso, apesar q a TT-R não vem com guia de corrente que ja coloquei.
    A suspensão da CRF nem se compara com a TT-R que é muito mais progressiva e para a minha tocada e meu peso é perfeita enquanto q a CRF tivemos que dar um tratinho na suspensão dianteira
    Em relação ao freio a CRF é mais eficiente no asfalto mas em situações de descida de morro em pedras prefiro o da TT-R que é umpouco mais borrachudo.
    No geral são bem parecidas, só optei pela TT-R para não ficar com as motos iguais, mas sem dúvidas as duas são as melhores opções do mercado
    Abraços
    ARTUR

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